Sobre

Quem somos

O Centro Social Marista Mario Quintana atua para transformar a realidade por meio da inclusão social, do resgate da cidadania e da promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

​O Centro Social Marista Mario Quintana atua para transformar a realidade por meio da inclusão social, do resgate da cidadania e da promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Uma equipe multidisciplinar de profissionais se esforça para garantir o desenvolvimento das atividades propostas.

A metodologia utilizada tem como eixo principal a convivência e participação em uma relação de construção do conhecimento, por meio do compartilhamento de experiências, acesso ao desenvolvimento da pessoa cidadã, autonomia, criticidade, protagonismos e respeito – elementos-chave para o exercício da cidadania.

SOBRE NÓS

O Centro Social Marista Mario Quintana situa-se na cidade de Gravataí. Está localizado em zona urbana, com sede própria na vila Barnabé, tendo no entorno escolas, posto de saúde e comércio, com déficit de atendimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. 

Possui na sua infraestrutura refeitório, cozinha, depósito, despensa de alimentos onde armazena mantimentos, equipamentos e utensílios de copa e cozinha, uma sala de atividades gourmet, um laboratório de informática, seis banheiros, cinco salas de atividades grupais / individuais múltiplas atividades, duas salas administrativas e duas salas de atendimento coletiva/ individual com privacidade, uma cancha de esporte e área externa de lazer. Todas as instalações são equipadas com mobiliário, máquinas e material pedagógico adequado às necessidades e faixa etária das crianças e adolescentes.

Toda a ação parte da centralidade na criança e no adolescente, indivíduos únicos, porque os reconhecemos como autores da sua própria história. O ponto de partida é o resgate de seus interesses, sonhos, saberes e quereres, da (re)construção de valores, identificação de aptidões, competências, habilidades e potencialidades, tendo em vista uma perspectiva emancipatória, participativa e de convivência. 

Buscamos incansavelmente o protagonismo, proporcionando elementos para formação integral com ideais de solidariedade, conquista da autonomia e preparo para o exercício da cidadania, elementos-chave para que a criança e o adolescente possam se comprometer com a transformação social, vivenciando o diálogo, o respeito próprio, ao outro e ao meio ambiente em um espaço de convivência, acolhedor, estimulador e fraterno.

O processo educativo-evangelizador ocorre nos mais variados espaços-tempos do Centro Social. Os elementos articuladores dos processos de evangelização na unidade estão estruturados em quatro eixos – dimensões do cuidado, cultura da solidariedade e da paz, protagonismo e cidadania e incentivo à aprendizagem escolar – e pressupõe que as práticas educativas sejam integradoras, exigindo observação, registro e análise de prática. Acredita-se na formação integral como meio para o desenvolvimento de cidadãos críticos e cristãos comprometidos com a vida.

NOSSA HISTÓRIA

Segundo dados do IBGE, a população do município de Gravataí vem ampliando desde os anos 2000, atingindo em 2018 cerca de 279.398 pessoas. Em relação à educação, 79% das crianças de 0 a 5 anos e 4,27% das crianças de 6 a 14 anos estão fora da escola. Além disso, 5,42% das pessoas de 15 a 24 anos não estudam, não trabalham e são vulneráveis (Fonte: Pnud, Ipea e FJP). O média salarial mensal é de três salários mínimos, e a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de apenas 22%. Comparado com todos os municípios do Estado, fica na posição de 356 em um total de 497. Gravataí ocupa a 876ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros, segundo o IDHM.

Em novembro de 2009, a Rede Marista, que já estava presente no município de Gravataí desde 2001, sensível à necessidade de dar uma resposta mais efetiva à parcela populacional da cidade de pessoas com deficiência, decidiu transferir de Porto Alegre para Gravataí o Centro Social. No mesmo ano, a unidade recebeu uma verba substancial do Ministério Público, e com esse recurso adquiriu um terreno com uma casa para ali se instalar na Rua Otávio Schemes, 212. Na ocasião, o foco de atendimento eram pessoas com deficiências com idade cronológica a partir de 6 anos, sem limite máximo.

No ano de 2011, o Centro Social Marista firmou parceria, envolvendo o repasse de recurso financeiro com a Prefeitura Municipal de Gravataí, incluindo assim o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (6 a 15 anos) no escopo da sua atuação. 

A partir de 2014, cuidadosos  às orientações  legais  da Política Nacional da Assistência Social, somando-se às diretrizes institucionais e visando atender as exigências desse  contexto, o Centro Social Marista Mario Quintana  direcionou suas ações  exclusivamente para a Proteção Social Básica, focado especificamente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  para  crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade, com intervenções estratégicas a nível familiar e comunitário. 

CENTROS SOCIAIS MARISTAS 

O conjunto de práticas educativas desenvolvidas nos Centros Sociais, e que estão voltadas à proteção de crianças, adolescentes e suas famílias, tem o objetivo de instaurar o desenvolvimento integral dos educandos, proporcionando um atendimento baseado em uma variedade de iniciativas, conforme descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, prevista na Lei da Filantropia n° 12.101/2009 e nas respectivas Resoluções n° 109 (11/11/2009) e n° 16 (5/5/2010). 

Em sintonia com as demandas, diretrizes institucionais e com vistas a melhoria da política de atendimento a crianças e adolescentes, o Centro Social, por meio de suas representações, participa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e Fóruns da Infância e Adolescência, bem como seminários e palestras. Nesses espaços, tem-se conseguido participar com eficiência, eficácia e proatividade com vistas a efetivar e potencializar as políticas sociais públicas.

SOBRE A REDE MARISTA 

A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica, em Sinop (MT) e Brasília (DF). A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, sete Escolas Sociais gratuitas, nove Centro Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar uma média de 280 mil atendimentos por ano na área da Saúde.