Navegar para Cima

Notícias

Cemasi sedia Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

27/02/2023
Institucional
O evento foi realizado no dia 16/2 e reuniu 110 participantes

Neste mês de fevereiro, o Centro Social Marista Santa Isabel abriu suas portas para sediar a Pré‑Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região Nordeste de Porto Alegre. O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi realizado no dia 16, e teve como tema central: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

A Pré-Conferência reuniu cerca de 110 participantes, entre educadores sociais, representantes do Conselho Tutelar da Microregião 10, coordenadoras e técnicos sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região, articuladora da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, além de crianças e adolescentes representantes das entidades vinculadas à assistência e educação da região.

A programação do evento contou com rodas de debates sobre diferentes subtemas relacionados à temática central da Conferência. Esse também foi um espaço de protagonismo para os jovens do Cemasi que, além de realizarem apresentações artísticas durante o momento cultural da programação, também participaram do debate de políticas públicas direcionada às juventudes.

Para apresentarem as propostas concretas do Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia, os educandos e educandas do Cemasi reuniram-se previamente para debaterem os momentos vividos durante a pandemia elencando tópicos como: família, saúde mental, vacinação, educação, primeira infância e insegurança alimentar. A partir das reflexões realizadas eles/as elaboraram propostas para o município que foram apresentadas durante a pré-conferência.

Durante a fala de acolhida aos participantes do evento, o coordenador geral do Cemasi, Marcelo Viegas, reforçou a importância do Centro Social sediar esse momento: “estarmos vivenciando esta pré-conferência é uma das formas de proporcionar oportunidades para a comunidade e demais instituições envolvidas nas políticas públicas de abrir diálogo e tornar os jovens protagonistas em um processo democrático de construção e necessidades pontuadas e debatidas por eles", avaliou.

Texto auxiliar da imagem

Coordenador geral do Cemasi fazendo a recepção dos participantes do evento

Ao final da Pré-Conferência, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão as instituições na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada nos dias 14 e 15 de março. O Cemasi estará representado por: Lívia Beatriz dos Santos, Ingrid Vitória Balhego, Maria Eduarda Munhoz, Fabrício Antunes, Isabelle Vitória Vargas, Yasmim Flores, Bruna da Silva, Maicon Rambo e Osmar da Silva.