No dia 24 de outubro, os educandos da Educação Integral do Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi) levaram o seu projeto de educação ambiental para o Espaço Jovem Cientista, promovido pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. O trabalho Raízes Urbanas: do verde ao voo investigou a arborização urbana de Porto Alegre, descrevendo as espécies arbóreas presentes no território do Centro Social Marista.
No total, foram 108 projetos de instituições de várias partes do Estado escolhidos e apresentados nesta edição do evento. O Cemasi foi o único Centro Social Marista a figurar entre os destaques.
Para Ingrid Vitória Balhego, participar do Espaço Jovem Cientista foi muito diferente. “Eu considero importante a iniciação científica, porque aprendemos olhando o mundo de forma diferente. Eu achei importante participar de um projeto científico porque pude mostrar para as pessoas o meu conhecimento e aprender mais nesse processo. Fiquei feliz porque as pessoas entenderam o objetivo da nossa pesquisa".
O Espaço Jovem Cientista tem como objetivo a divulgação científica e a popularização da ciência, sendo voltado para a Educação Básica. Para isso, busca incentivar a atuação de estudantes em projetos de iniciação científica, que contribuem diretamente no processo de desenvolvimento de competências e habilidades científico-tecnológicas.