Você sabia que a matemática vai muito além dos cálculos? Visando oportunizar diferentes experiências e vivências, os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental realizaram a criação de produtos de limpeza na Sequência Didática. O objetivo foi produzir artesanalmente gastando pouco e projetar a margem de lucro em uma possível venda. Além da elaboração, os estudantes apresentaram o projeto para os demais colegas.
O tema foi a matemática no reaproveitamento de instrumentos para a fabricação caseira de um novo produto, o qual dividiu a turma em pequenos grupos. Além de elaborar o material, os estudantes produziram vídeos para divulgar a marca e realizaram uma apresentação em sala de aula, onde estavam expondo a mercadoria confeccionada e explicando as vantagens de a adquirir.
Estudantes realizam a apresentação dos produtos elaborados na Sequência Didática
O conteúdo foi inserido através do cálculo da quantidade de materiais reutilizados, porcentagem das substâncias, média de gastos e a média de valor estimado para a futura venda. Segundo Projeto Educativo do Brasil Marista, a Sequência Didática é uma estratégia que favorece a interdisciplinaridade, visto que os objetos de estudo estabelecem interfaces com diversos contextos, situações, componentes curriculares, etc. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo e de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de aprendizagem e a necessidade de variar os suportes, as atividades, os exercícios e as práticas dominantes nas aulas. Facilita o planejamento contínuo e a explicitação dos objetivos de aprendizagem.