Navegar para Cima

Notícias

A Matemática vai além da sala de aula

20/06/2022
Nosso jeito de educar
Os cálculos que rendem bons frutos


Você sabia que a matemática vai muito além dos cálculos? Visando oportunizar diferentes experiências e vivê​ncias, os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental realizaram a criação de produtos de limpeza na Sequência Didática. O objetivo foi produzir artesanalmente gastando pouco e projetar a margem de lucro em uma possível venda. Além da elaboração, os estudantes apresentaram o projeto para os demais colegas.

O tema foi a matemática no reaproveitamento de instrumentos para a fabricação caseira de um novo produto, o qual dividiu a turma em pequenos grupos. Além de elaborar o material, os estudantes produziram vídeos para divulgar a marca e realizaram uma apresentação em sala de aula, onde estavam expondo a mercadoria confeccionada e explicando as vantagens de a adquirir.

IMG_9416.JPGEstudantes realizam a apresentação dos produtos elaborados na Sequência Didática

O conteúdo foi inserido  através do cálculo da quantidade de materiais reutilizados, porcentagem das substâncias, média de gastos e a média de valor estimado para a futura venda.  Segundo Projeto Educativo do Brasil Marista, a Sequência​ Didática é uma estratégia que favorece a interdisciplinaridade, visto que os objetos de estudo estabelecem interfaces com diversos  contextos, situações, componentes curriculares, etc. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo e de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de aprendizagem e a necessidade de variar os suportes, as atividades, os exercícios e as práticas dominantes nas aulas. Facilita o planejamento contínuo e a explicitação dos objetivos de aprendizagem.