Navegar para Cima

Notícias

Aprendizagem Cooperativa

14/06/2019
Nosso jeito de educar
Espaços e tempos pedagógicos favorecem o aprendizado.

​​Você sabia que a Sequência Didática de Linguagem pode trabalhar interpretação de texto, escrita e dicção no mesmo conteúdo? Com o objetivo de proporcionar um amplo conhecimento sobre Políticas Públicas, nossos estudantes do 9° ano EF​ produziram textos e depois gravaram mini podcasts para a Rádio Vettorello. Durante a atividade, foram trabalhados textos argumentativos, textos opinativos, dicção e oratória e a leitura.

A importância do jovem conhecer os seus direitos e ter conhecimento sobre as questões da sociedade, deu a oportunidade dos estudantes trabalharem a temática Políticas Públicas em sala de aula. As Políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. Deste modo, são medidas e programas criados para garantir o bem estar da população.

Desta forma, os estudantes, separados em grupos, pesquisaram e produziram textos sobre o tema. Após a produção, eles gravaram áudios sobre os trabalhos escritos, para que fossem reproduzidos na Rádio Vettorello. A finalidade da gravação​ foi proporcionar que o maior número de estudantes tivesse acesso aquelas informações/opiniões.

A educação marista requer, assim, um trabalho pedagógico que contemple a intrínseca relação entre os componentes e os contextos curriculares, os valores maristas e as formas de ver e atuar no mundo. Por isso, os espaços pedagógicos articulam forma e conteúdo, buscando o sentido de produzir novos significados. Deste modo, podemos considerá-lo como linguagem educacional.

A linguagem é uma tecnologia e a tecnologia é uma linguagem. Ambas podem ser pensadas a partir das suas especificidades, onde produzem e articulam significados e geram novas formas de conhecer, além de novas formas de inter-relacionamento​ dos sujeitos com o mundo.