Com o objetivo de estimular os estudantes e instigar a aprendizagem, nossos educadores proporcionaram uma aula com vivências, relatos e atividades voltados ao tema da Educação como forma de transformação social. Deste modo, a atividade foi construída pela área da ciências humanas e suas tecnologias, onde utilizaram o espaço para contar a história do Colégio e a trajetória dos seus estudantes.
Na primeira parte da manhã, os educadores aproveitaram o momento para trabalhar temas como as transformações a partir da educação, a filosofia da Rede Marista e os caminhos que os jovens e adultos podem percorrer. Após a atividade, ex-alunos realizaram um bate-papo com os atuais estudantes para trazer relatos de vida e experiências vivenciadas dentro do Colégio. Assim, assuntos como a transformação após a conclusão do Ensino Médio foi o tema mais discutido.
Educadora utiliza espaço para dialogar com os jovens
Conforme o Projeto Educativo Brasil Marista, a educação é um processo cultural, social e político por meio do qual se articulam macro e micropolíticas e se produzem conhecimentos, saberes, valores e relações de poder. Tal processo é desencadeado pela consciência da incompletude e potencialidade do ser humano e de suas exigências constitutivas, que tornam a educação irredutível a qualquer concepção científica ou mercadológica.
Para a educadora Carina Malonn, a manhã foi muito produtiva e participativa por parte dos educandos. “Nós Preparamos um aulão com muito carinho ao lembrarmos do aniversário de nossa escola e da trajetória de nossos estudantes. Por isso, foram momentos emocionantes, onde muitos estudantes foram às lágrimas, comentaram e fizeram questionamentos sobre o futuro".