Navegar para Cima

Notícias

Células comestíveis

25/05/2023
Nosso jeito de educar
atividade une teoria com a prática

As aulas de Biologia envolvem leitura, entendimento e a curiosidade por parte dos estudantes, principalmente quando o assunto é o corpo humano. Visando esse interesse por aprofundar os conhecimentos, nossos estudantes foram desafiados a construírem células comestíveis, apontando os nomes de cada elemento. A atividade repercutiu e gerou um engajamento entre as turmas, oportunizando bolos, pizzas, doces e entre outras guloseimas.

O trabalho teve como função aliar a prática com o conteúdo teórico, bem como a integração das turmas através da divisão das células comestíveis. O projeto foi iniciado na sala de aula, através do ensino sobre citologia, para que eles pudessem identificar todas as partes das células e depois confeccionarem as suas. Orientado pela educadora de Biologia, as aulas práticas fluíram de uma forma divertida e dinâmica, oportunizando novos conhecimentos sobre o tema.

Conforme o Projeto Educativo do Brasil Marista, a Sequência Didática é uma estratégia que favorece a interdisciplinaridade, visto que os objetos de estudo estabelecem interfaces com diversos contextos, situações, componentes curriculares, etc. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo e de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de aprendizagem e a necessidade de variar suportes, as atividades, os exercícios e as práticas dominantes nas aulas. Facilita o planejamento contínuo e a explicação dos objetivos de aprendizagem.