Navegar para Cima

Notícias

Dia Internacional da Mulher

02/03/2020
Nosso jeito de educar
Atividades em alusão a data são realizadas durante a semana na escola

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Tendo em vista essa data tão importante para a nossa sociedade, nosso Colégio elaborou uma semana em alusão a este dia, com atividades e palestras para os diferentes níveis de ensino. A abertura foi marcada com um bate-papo com a Assistente Social Clarissa Rosa Vieira Cogoy, que atua na Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL), para as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.  A conversa teve como foco a Lei Maria da Penha, que abordou os direitos das mulheres e o empoderamento feminino.

A partir do tema escolhido para palestrar, Clarissa detalhou os pontos específicos da Lei e tirou dúvidas dos estudantes. Deste modo, ela destrinchou tipos de assédio que podem ser considerados casos de Maria da Penha: Assédio físico, psicológico, moral, sexual ou patrimonial. Referente ao direto das mulheres ao estudo, a palestrante declarou que o acesso à informação nunca é demais e que ninguém pode dizer não para elas: O conhecimento nunca é deletado do nosso cérebro. Em algum momento aquilo que aprendemos, vamos utilizar".

IMG_1983.JPG

Como forma de encerrar a palestra, foi mostrado a forma como o ciclo da violência ocorre no dia a dia e se torna algo perigoso e vicioso nas relações.

Ameaças - lua de mel - tensão

Ameaças: física, sexual, moral, psicológica

Lua de mel - sonhos do casal, promessa de melhora, esperança de mudanças

Tensão - humilhação, provocação, insultos e pequenos conflitos

As atividades continuam durante a semana e amanhã será a vez das turmas do 1° e 2° ano do Ensino Médio receberam a palestra com a psicóloga Franciele Ziolkowski que trabalha na Casa Lilás e traz o tema Violência contra à mulher.