Navegar para Cima

Notícias

Multiculturalismo

05/12/2018
Nosso jeito de educar
Apresentações e palestras são destaques no mês da Semana da Consciência Negra.

​​​​​​​​Em alusão à​ Semana da Consciência Negra, nosso Colégio realizou no mês de novembro variadas homenagens, palestras, estudos e cerimônias alusivas, não só a data, mas também ao significado que ela tem. Neste período, nossos estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a História e a memória da cultura negra brasileira, com o propósito de seguir a busca por reparações e maior equilíbrio na sociedade.

Durante o mês, o Colégio contou com palestras da Socióloga Nina Fola, apresentações musicais com o grupo Underground Quenn, roda de samba, protagonizada pelos estudantes, festival de slam e declamação de poesias. O encerramento ocorreu com a celebração de uma missa.

Conforme o Projeto Educativo Brasil Marista, a cultura é um processo de construção humana que produz mundos-artefatos-sujeitos, gerado no complexo das relações cotidianas e se efetiva na superação​ do que é dado como natural. Deste modo, o multiculturalismo opta por processos educativos inclusivos, via currículos que incorporam “as tradições culturais dos diferentes grupos culturais e sociais" contempladas em uma diversidade orgânica. Embora não desconheça as tensões produzidas na e pela diversidade/diferença, busca o diálogo intelectual amoroso, a alteridade e a solidariedade. 

Confira algumas fotos das atividades: