Navegar para Cima

Notícias

Oportunidade de aprender

02/09/2019
Nosso jeito de educar
Atividade valoriza a identidade de cada estudante. 

Com o objetivo de proporcionar uma aula dinâmica e interativa, os educadores de linguagens se reuniram para apresentar um aulão da área do conhecimento para os estudantes. A atividade teve como finalidade oportunizar momentos de reflexão sobre a identidade e pertencimento. Com base no tema central, os educandos utilizaram o espaço do auditório para debaterem assuntos pertinentes de seus conteúdos sobre a identidade. Deste modo, foi apresentado a técnica "brainstorm", também​ conhecida como explosão de ideias, o qual abordou assuntos como a mulher na contemporaneidade, a identidade poética, a identidade periférica e como isso se constrói por meio da literatura, assim como a identidade através da música.

WhatsApp Image 2019-08-31 at 09.33.36.jpegEstudantes realizam momentos de reflexão através de palavras

Para a professora Andressa Pasqualin, a atividade foi muito importante para valorizar a identidade dos jovens. “​​​A experiência de sábado foi de extrema importância, pois os alunos participaram das discussões, trazendo questões pertinentes e que somaram, de forma significativa, ao que foi trazido pelos professores. Além disso, houve empenho em todas as atividades propostas, desde as atividades físicas até a colagem dos papéis sobre a identidade da escola," relata.

Conforme o Projeto Educativo Brasil Marista, o currículo, na perspectiva crítica, é tomado como uma construção sócio-histórica e cultural, produto de escolhas e decisões, de seleções pautadas por critérios e condições também sociais, culturais e históricos, marcadas pelo espaçotempo no qual se insere a sociedade e pelo modo de ser e estar no mundo. Nesse contexto, por meio do currículo, a educação torna-se uma possibilidade de denunciar as injustiças e exclusões às quais parcelas significativas da sociedade estão submetidas e configura-se como uma oportunidade de mudança e transformação, por enfatizar o direito de todos ao acesso aos patrimônios culturais e possibilitar a emancipação e a construção de consciência crítica. 

WhatsApp Image 2019-08-31 at 11.51.33.jpeg