Navegar para Cima

Notícias

Marista Vettorello desenvolve projeto de empregabilidade para estudantes

06/03/2025
Preparação para o futuro
Iniciativa, que começou em 2023, contará com novidades neste ano

​​​​A busca por uma oportunidade de emprego é sempre um passo importante na vida dos estudantes, sejam eles jovens ou mais experientes. Esse processo exige dedicação, planejamento e, acima de tudo, um bom entendimento sobre o mercado de trabalho.

Pensando em proporcionar uma formação integral, que ofereça elementos capazes de fortalecer o indivíduo e que construam uma base forte para enfrentar os desafios do mundo profissional, foi criado um Grupo de Trabalho com educadores do Marista Vettorello para desenvolver um programa de empregabilidade na instituição: o Projeto Horizontes.

A iniciativa começou em 2023 e desde então vem trazendo resultados positivos. Somente na parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul já são 10 estudantes que participaram de entrevistas e foram selecionados para trabalhar.

Leonardo Antunes, 23 anos, é colaborador do Setor de Serviços Operacionais da PUCRS desde março do ano passado. Ele participou das primeiras ações do projeto, quando cursava o terceiro ano do Ensino Médio. “O Vettorello me passou essa oportunidade e eu abracei. Não só pelo dinheiro, mas pela oportunidade de crescer na vida", comenta Leonardo.LogoHorizontesMat.jpg

Ampliação do Projeto Horizontes em 2025

Além das ações realizadas na modalidade extracurricular, como palestras, oficinas de currículos e divulgações de vagas de emprego, neste ano haverá uma ampliação do espaço do Projeto Horizontes no ambiente escolar. Com a implementação das mais recentes mudanças no Ensino Médio será possível trabalhar o projeto também na sala de aula. “Criamos um itinerário formativo de 80 horas, que vai ser executado em 2025, para qualificar essa formação integral dos estudantes", ressalta o líder do projeto e coordenador de Pastoral do Marista Vettorello, Rafael Rossetto.


FotoRafael.jpg

Além disso, existe a expectativa do aumento no número de empresas dispostas a participarem do projeto. “Estamos também ampliando o número de parceiros para que os estudantes tenham mais oportunidades para se inserirem no mercado de trabalho", completa Rossetto.