Navegar para Cima

Notícias

Quarta Criativa

Atividades em grupo valorizam a aproximação dos estudantes.
01/07/2019
Espiritualidade
Atividades em grupo valorizam a aproximação dos estudantes.

​​​​​​Com o objetivo de proporcionar momentos de aproximação dos estudantes e oportunizar a reflexão, oração, partilha e descontração, o Serviço de Pastoral do Colégio criou a Quarta Criativa, momento em que os jovens tem para demonstrar as suas capacidades culturais.

As atividades ocorrem todas as quartas-feiras, e cada semana tem uma apresentação/dinâmica diferente. Desta forma, a Quarta Criativa oferece espaços para que os estudantes expressem​ suas competências e habilidades, que vão​ além das que são estimuladas em sala de aula.  Assim, a finalidade do projeto vai ao encontro do que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)​ articula, que busca promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões (intelectual, física, social, emocional e cultural).

​Para São Marcelino Champagnat, a escola e o ofício de educar eram meios​ privilegiados de evangelizar. Segundo ele, Maria é o modelo de educadora e a pedagogia se constitui num ato de amor. Por isso mesmo, a pedagogia marista é marcada pela acolhida ao outro e pelo espírito de família. A finalidade maior, desde o início, foi formar bons cristãos e virtuosos cidadãos. 

​Desde que iniciou, atividades de dança, dinâmicas, reflexões, declamação de Slams, brechós e apresentação de grupo de pagode já passaram pelo recreio dos estudantes. Cada apresentação foi realizada num local diferente, proporcionando que todos tenham acesso.  ​

Na educação marista, evangelizar é a missão a ser assumida por todo cristão. Assim, o espírito de família remete à convivência e implica uma relação fraternal entre os integrantes da comunidade educativa, desafiando as escolas a serem espaçotempos de construção de relações interpessoais, de confiança recíproca, de perdão, de diálogo, de alteridade e de corresponsabilidade. Deste modo, o desenvolvimento dos sujeitos e o estabelecimento de vínculos, potencializa os processos de ensino-aprendizagem e a relação​ entre os pares.