Navegar para Cima

Notícias

Tecnologias a favor da educação

23/05/2019
Nosso jeito de educar
Aplicativo proporciona interação e aprendizado coletivo dos estudantes.

A utilização de metodologias ativas na sala de aula surge como uma ferramenta capaz de combater a falta de interesse e a dispersão dos estudantes. Nesse contexto, as atividades de ensino-aprendizagem se tornam eficazes para cativar o aprendizado. Desta for​ma, visando a formação dos Jovens e Adultos, na aula de Física, os estudantes utilizaram o aplicativo “Plicker" para a realização de avaliações dinâmicas buscando uma maior aprendizagem e dinamismo dentro da sala de aula. Assim, optou-se pela realização de trabalhos através dessa dinâmica. Deste modo, foi possível tornar a sala um ambiente atual e interativo, desenvolvendo e estimulando potencialidades em estudantes que anseiam por um feedback em tempo real. Assim, estudantes das mais variadas faixas etárias puderam desfrutar do conhecimento utilizando uma simples ferramenta, que possibilitou uma aula mais prática e divertida.

DSC_0994.JPG​Professor utiliza a ferramenta para corrigir a atividade realizada pelos estudantes. 

Sobre a atividade:

Inicialmente foi explicado aos estudantes que a utilização do aplicativo Plickers tem como principal finalidade trazer a leitura instantânea do desempenho, permitindo ao estudante e ao professor a mensuração dos resultados em tempo real, tornando a avaliação uma via de “mão dupla", onde, com os relatórios gerados ao final de cada questão, podem analisar o nível de aprendizado acerca de cada assunto estudado, promovendo, se necessário, uma revisão direcionada ao tema que apresentou baixo desempenho.

Em seguida, foram distribuídos os cartões-resposta e procedeu-se com as perguntas avaliativas. Assim, foi estabelecido um tempo para que os cartões-resposta fossem mostrados com o lado onde a letra correspondente à sua resposta estivesse posicionada para cima, para que então fosse realizada a leitura dos códigos, gerando os relatórios e armazenando as informações referentes ao desempenho.

Para o professor Ramon Araujo, a atividade foi desenvolvida com bastante criatividade e interesse por parte dos estudantes. “Foi perceptível que os estudantes aspiravam pela evolução, questão a questão, permitindo assim que acompanhassem o desempenho individual e do grupo. Consegui perceber o nível de compreensão sobre o tema abordado e os motivando a cada novo desafio proposto", relatou o professor.

Ao término da atividade, após um breve comentário do professor sobre as suas percepções, a turma ficou mais ativa e participativa. Os pontos positivos percebidos na utilização do aplicativo Plickers em sala de aula foram: a mudança no comportamento do estudante quando assume o protagonismo; socialização positiva; aumento no interesse; participação mais assídua, enriquecendo os debates nas aulas subsequentes; proximidade, e uma relação mais estreita entre professor-estudante.

Desse modo, pode-se afirmar que a utilização do aplicativo em sala de aula, combinado com metodologias ativas, encanta os estudantes, estimula o estudar e valoriza o processo educacional.