Navegar para Cima

Notícias

Cesmar e Grupo Aruanda realizam troca de cordas e batizado de capoeira

20/11/2018
Comunidade
Crianças e jovens participaram do evento

​​Na tarde deste sábado, 17/11, educandos do Centro Social Marista de Porto Alegre - Cesmar e demais jovens que participam do grupo de Capoeira Aruanda, participaram do 5º Batizado e Troca de Cordas de Capoeira no Ginásio do Cesmar. ​Ao todo foram 18 jovens que receberam o batismo de ingresso na Capoeira e 27 que trocaram de cordas. ​​

DSCF2452.JPG

O educador social, Lucas Espíndula, ressalta a transformação social que a capoeira promove na vida da comunidade. "A capoeira acaba sendo um grande agente de transformação social aqui na comunidade, nas famílias e nos jovens que participam do grupo. O acompanhamento das famílias junto a estes jovens também reforça e fortalece os vínculos familiares", diz Lucas. 

DSCF2497.JPG

O educador destaca ainda, que outro grande fator de mudança na vida destas crianças é a vivência dos valores maristas através dos momentos de oração, partilha e reflexão que envolvem o ritual da capoeira.

DSCF2338.JPG

Capoeira no Cesmar

O grupo de capoeira do cesmar funciona de duas maneiras. A oficina para as crianças de 6 a 14 anos do atendimento socioeducativo do Cesmar no contraturno escolar, onde as inscrições são feitas nas escolas parceiras (EMEF Grande Oriente, EMEF Wenceslau Fontoura e EMEF Timbaúva). E o grupo de capoeira aberto à comunidade que acontece nas quartas e sextas-feiras, que retornará suas atividades no mês de março de 2019.