Navegar para Cima

Notícias

Nossos educandos promovem Feira Profissional e Vocacional

05/08/2018
Formação
Feira possibilita aos jovens, ampliar o conhecimento e repensar no seu projeto de vida tanto na sua vocação quanto em relação ao seu futuro profissional.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Na quinta e sexta-feira, 3 e 4/8, nossos educandos participaram da Feira das Profissões e da Feira Vocacional do Cesmar. No primeiro dia de Feira, as crianças e adolescentes do Socioeducativo e os educandos do Polo expuseram trabalhos sobre diversas profissões, dentre elas: cabelereiro(a), enfermeiro(a), jogador(a) de futebol, militar, engenheiro(a), maquiador(a), programador(a) de software, artesão(ã), professor(a), fotógrafo(a), entre outras.

Os educandos apresentaram diversos aspectos cada profissão, como: quais as formas de remuneração, média salarial, trabalhos desenvolvidos, público atendido e como está o mercado de trabalho em cada área.

Para a educanda Stefani, de 13 anos, da turma T11, que apresentou o trabalho sobre a enfermagem, disse que o trabalho foi muito importante pois aprendeu muitas coisas novas. “Eu aprendi a aferir a pressão arterial, e descobri que existem os técnicos de enfermagem, os enfermeiros e os médicos que atuam na área da saúde”. A educanda conta ainda que tem um sonho. “Apesar de ter feito o trabalho sobre a enfermagem, quero ser policial”, finaliza a jovem.

Já no segundo dia, aconteceu a Feira Vocacional, onde os Irmãos Maristas, André Nosini e Francisco Arnold, que integram a equipe vocacional da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, conversaram com os jovens a respeito da vocação. 

Inicialmente o Ir. André falou sobre a diferença entre profissão e vocação. “A profissão é aquela atividade que eu vou exercer por um determinado tempo, é o fazer. Eu, por exemplo sou Irmão Marista, e hoje estou na equipe vocacional, a equipe vocacional é o meu trabalho que vou desempenhar por um tempo. Já a vocação é aquilo que escolho para a vida inteira, aquilo que vou ser para o resto da vida, como por exemplo, a vocação ao matrimônio (ser pai e mãe para sempre)”, explica Ir. André.

A Feira foi idealizada pelos educadores do Cesmar​ e do Polo Maristar, com o objetivo de oferecer orientações e esclarecimentos que possibilitem aos jovens, ampliar o conhecimento e repensar no seu projeto de vida tanto na sua vocação quanto em relação ao seu futuro profissional.