Navegar para Cima

Notícias

Setembro Amarelo deixa legado de esperança e vida no Cesmar

01/10/2019
Projetos
Jovens participaram de diversas ações de valorização da vida nas três Unidades Sociais

​​​​​​Celebrar de diversas formas o dom da vida é parte do nosso Jeito Marista de Ser. Neste sentido, no mês de setembro, o Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar realizou diversas ​​​​ações de​ Cuidado e Valorização da Vida nas três Unidades Sociais localizadas no espaço​.

IMG_0390.JPG

Na abertura da campanha no Polo Marista de Formação Tecnológica, os jovens aprenderam a confeccionar o Tsuru. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Equipe dos Serviços Centrais da Rede Marista, através do Projeto Laços, que tem por objetivo ​​​​​​estreitar o vínculo en​​tre unidades sociais e a equipe administrativa. Posteriormente, os Tsurus passaram a fazer parte da ornamentação dos espaços de circulação dos aprendizes. ​

IMG_E1108.JPG

No Colégio Marista Irmão Jaime Biazus a atividade inicial do Setembro Amarelo foi realizada no Momento Jaime, espaço que os estudantes são protagonistas na reflexão de diversa​​s temáticas 

IMG_9905.JPG

No Centro Social, os educandos foram convidados a construir um livro de poesias e desenhos com borboletas amarelas, iniciando no mês de setembro e ficando aberto à comunidade e às pessoas que se sentirem a vontade de contribuir com esta ação. Os educandos também l​​evam a propostas além dos muros do Cesmar, para as escolas onde estudam (EMEF Grande Oriente, EMEF Wenceslau Fontoura e EMEF Timbaúva) e convidam os demais colegas, familiares e amigos d​​​a comunidade a se unirem a eles nesta campanha de valorização da vida.   

IMG_0700.JPG

Para marcar a campanha cada unidade elegeu um símbolo: O Ce​ntro Social utilizou a borboleta amarela; o Polo Marista adotou o Tsuru; e o Marista Ir. Jaime escolheu o girassol. 

Conheça os projetos que foram desenvolvidos nas Unidades 

 “Plantei Meu Girassol” 

Os estudantes receberam sementes de girassol para plantar e cultivar em casa ou em um lugar significativo para simbolizar o cuidado com a vida. Foi criada uma página no in​​stagram que é um dos legados que o Setembro Amarelo deixou para o CesmarAtravés da tag @PlaneiMeuGirassol, todos podem registrar o desenvolvimento do seu plantio e compartilhar nas redes sociais. Mas esse plantio não se limita à planta girassol, o convite se estende à ações de valorização da vida e de cuidado com o outro, plantando boas atitudes.  

Plantei.png

“Frases que Transformam” 

Os jovens, educadores e professores do Marista Ir. Jaime e do Polo Marista foram convidados a desenvolver o projeto “Frases que Transformam”, que consistiu em confeccionar e espalhar frases que contraponham pensamentos pessimistas, depreciativos e autodestrutivos, como também, informar sobre serviços de acolhimento em saúde mental e incentivar a busca por ajuda. A atividade en​volveu a todos e as “frases que transformam” podem ser apreciadas nos espaços do Colégio e do Polo Marista

IMG_9904.JPG

“Mural de Incentivos” 

Os estudantes confeccionaram um mural para que as pessoas possam esc​​rever frases de incentivo para a comunidade escolar e fica à disposição de todos no Ginásio do Colégio. 

IMG_0369.JPG

“Girassóis na Porta” 

Os estudantes do Marista Ir. Jaime elaboraram, de forma criativa, um grande girassol e no seu entorno escreveram frases e palavras de incentivo, envolvendo a temática da campan​ha. A atividade foi realizada coletivamente, em cada turma, e posteriormente os trabalhos foram fixados nas portas das das salas de aula. 

IMG_0285.JPG

 

“Distribuição de Abraços” 

Um grupo de jovens voluntários do Polo Marista e do Marista Ir. Jaime, com ​​um crachá de identificação, distribuiabraços a quem desejava ou precisava durante o intervalo.

IMG_0368.JPG

 

“Projeto Ombro-amigo” 

No Polo Marista, um grupo de jovens aprendizes receberam a capacitação​​ sob a temática “Acolhendo a vida atrás da escuta empática”. Durante todo o mês, estes jovens realizaram ações e ampliaram espaços de diálogo com seus colegas sobre a proposta da Campanha pela Vida e estreitar laços entre eles. Dentre as ações realizadas criou-se o “Mural da Saúde” e compartilharam informativos sobre locais de utilidade pública, tais como serviços de saúde, assistência social e segurança. As atividades deste grupo foram supervisionadas integralmente pelo setor psicossocial. 

IMG_1283.JPG

 

“Quadro de Selfie” 

Foi confeccionado pelos estudantes e educandos um quadro para selfie, ornamentado com os símbolos e frases da campanha, em que os jovens puderam tirar fotos e compartilhar e​​m suas redes sociais. 

IMG_9922.JPG


“Caixa de Motivações” 

A Equipe dos Serviços Centrais da Rede Marista confeccionou a “Caixa de Motivações” que, posicionada em local de circulação dos jovens do Polo Marista, continham frases de incent​ivos para a vida. Além de retirar as frases, os jovens podiam também escrever bilhetes para seus colegas. ​

ProjetoLaços.jpg

 

“Ações na comunidade” 

A psicóloga do Cesmar, Ana Luiza Ruiz, e o educador social Luciano Marino, foram até a Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Wenceslau Fontoura, uma das escolas parceiras do Cesmar, e desenvolveram trabalhos com os estudantes: Uma palestra sobre a prevenção do suicídio e ​a valorização da vida e uma oficina de grafite e estampa com o foco no cuidado e a preservação da vida. ​

Ana Luiza.jpg
 Educadores participaram de momentos de formação sobre Saúde Mental 

Na quinta-feira, dia 19/09, durante a Reunião Geral de Educadores do Cesmar, aconteceu o primeiro momento de formação para os educadores e equipes de trabalho das três Unidades Sociais, Centro Social Marista de Porto Alegre – Cesmar, Polo Marista de F​ormação Tecnológica e Colégio Marista Irmão Jaime Biazus. O professor titular da Escola de Medicina da PUCRS, Dr. Alfredo Cataldo Neto, apresentou palestra “Campanha Pela Vida – Setembro Amarelo”.

IMG_0202.JPG

Na tarde de quinta-feira, dia 26/9, na Reunião de Professores do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, o chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRSDr. Marc​o Antônio Pachecoapresentou a palestra “Saúde Mental do Adolescente”. 

IMG_0385.JPG

Polo Marista encerra o Setembro Amarelo com a “Caminhada Pela Vida” 

O Polo Marista encerrou a Campanha pela Vida realizando uma gra​nde caminhada ent​​re educadores e educandos que, em duplas, em torno do lago do Cesmar, propondo aos ed​​​​ucandos a refle​​xão através do film​​e “O Rei Leão” sobre a importância da escolha das pessoas que se​​ deseja realizar a cam​​​​in​ha da sua vida.

Marista Ir. Jaime Biazus encerra o Setembro Amarelo com a “Árvore da Vida”  

Os estudantes, professores e equipe técnica do Marista Ir. Jaime encerrou a Campanha pela Vida realizando um encontro para refletir sobre o cultivo da “Árvore da Vid​​a”, utilizando a Árvore como representante simbólico dos princípios vitais do universo. Partindo de sua semente, o seu crescimento, o seu desabrochar, sua exuberância na totalidade do seu amadurecimento, sua generosidade em oferecer flores e frutos, a árvore, tal qual a vida humana, é favorecida em seu desenvolvimento e transformação partindo de elementos fundamentais e estruturantes para que a mantenha viva.  A comunidade escolar foi convidada a refletir sobre a seguinte questão “Quais são os nutrientes que sustem a árvore da vida?”. Ao final, em duplas e pequenos círculos, entoaram a canção “Dia Especial”, banda gaúcha “Cidadão Quem” e ornamentaram os espaços do colégio com balões amarelos. 

IMG_0289.JPG

Saiba onde buscar ajuda: 

O Centro de Valorização da Vida – CVV 

Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e que precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone​ 188, por e-mail e chat, 24 horas por dia. 


Links Úteis 

Ministério da Saúde 
Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de sua região 


Saiba mais sobre osímbolos de cada Unidade Social 

Tsuru

O Tsuru é um tipo de origami tradicional da cultura japonesa que representa a ave Grou da Manchúria, considerada como uma ave sagrada, que simboliza a saúde, a​​ esperança, a boa sorte, a felicidade, a longevidade e a fortuna. ​

Girassol

Todas as manhãs o girassol parte em busca do sol, seguindo a lumin​osidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz. Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha no Marista Ir. Jaime. O girassol já é uma marca do colégio e a campanha reforçou este laço dos estudantes com esta flor.  

Borboleta

A Borboleta Amarela Simboliza uma nova vida, numa analogia às ​flores da primavera, cuja cor predominante é o amarelo e foi adotada pelo Centro Social como símbolo para a campanha.​