Iniciativas

Banda Ecos

Desde 2012, a área Social da Rede Marista, em parceria com o Instituto Gerdau, desenvolve o projeto Banda Ecos no Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, aliando arte, cultura e inclusão social com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

​Desde 2012, a área social da Rede Marista, em parceria com o Instituto Gerdau, desenvolve o projeto Banda Ecos no Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini, aliando arte, cultura e inclusão social. 

O projeto Banda Ecos está direcionado a crianças e adolescentes da faixa etária de 6 a 15 anos que integram as atividades do Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini e, eventualmente, jovens que terminaram os estudos no Centro, mas querem continuar ativos na questão musical e artística, desde que tenham identificação com o projeto e comportamento adequado.

Configurado na arte-educação, segue um padrão de desenvolvimento e aperfeiçoamento de talentos que aprimora a cada ano que passa. Mesmo tendo alguns reveses na qualidade, devido à entrada de novos componentes, o que exige retomada de conteúdo, adequação pedagógica e propostas intensivas no que tange a “paixão” pelas artes, buscamos a identificação de cada criança e adolescente com uma das áreas propostas no ensino-aprendizagem, para assim mantê-los fidelizados ao projeto, desenvolvendo habilidades e sonhando “futuros”.

O projeto ocorre no decorrer da semana nas oficinas que incluem, em sua organização, teatro, música, capoeira, percussão, além de processos de formação humana. Aos sábados, são realizados ensaios em conjunto, a fim de aprimorar os talentos no aprendizado dos instrumentos, individual e em grupos. 

A cada dia, mês e ano que passam, temos maior convicção da importância de tal projeto, não só para as crianças e os adolescentes, mas também para a comunidade atendida e para os que são “ouvintes”, expectadores do resultado do projeto, que em diversos momentos se concretiza em apresentações artísticas.

O projeto tem grande procura para realização de apresentações em espaços como: missas, feiras, eventos de escolas, fóruns e seminários. As apresentações têm como principal identidade a evangelização e educação de qualidade, que estão dentro dos princípios e do Carisma Marista.