Navegar para Cima

Serviços

ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

O atendimento às famílias é realizado diariamente, por meio de demanda espontânea ou solicitação de presença.

​​A família constitui a instância básica, na qual o sentimento de pertencimento e identidade social é desenvolvido e mantido e, também, são transmitidos os valores e condutas pessoais. Apresenta certa pluralidade de relações interpessoais e diversidades culturais, que devem ser reconhecidas e respeitadas, em uma rede de vínculos comunitários, segundo o grupo social em que está inserida (SIMÕES, 2014, pg. 191).

Fortalecido e fidelizado aos Valores Maristas, principalmente ao Espírito de Família, o Centro Social busca manter vivo e fortalecido os vínculos com as famílias dos educandos e com a comunidade. Pode-se afirmar que o Centro Social atua como mediador das relações pessoais e interpessoais para o fortalecimento e resgate de vínculos familiares e comunitários.

O atendimento às famílias é realizado diariamente, por meio de demanda espontânea ou solicitação de presença. Por meio de uma escuta qualificada e humanizada, busca-se identificar vulnerabilidades, riscos sociais e violação de direitos, e a partir da leitura das realidades vivenciadas e identificação das fragilidades, inicia-se o processo, orientação às famílias, acompanhamentos e encaminhamentos.

O encaminhamento inicial é ao Serviço de Atendimento Familiar (SAF), outro serviço tipificado na Proteção Social Básica, e tem como objetivos: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades; promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócio assistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção e de assistência social.

Outro momento de extrema importância, no que se refere ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, é o Encontro de Famílias. É um dia pensado e planejado, com momentos de reflexão e evangelização, apresentação cultural, prática de esportes, atividades pedagógicas, todas focadas na participação dos educandos e familiares, estreitando os laços afetivos e espalhando a cultura do cuidado e da paz.