Navegar para Cima

Serviços

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O serviço tem como objetivo a constituição de um espaço de proteção, a partir da convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e dos adolescentes.

​​​O Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini está vinculado à Rede de Proteção Social Básica, conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, por meio do atendimento a Crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O serviço tem como objetivo a constituição de um espaço de proteção, a partir da convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e dos adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. 

As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para ressignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social e violação de direitos.

O atendimento é oferecido no contra turno das atividades escolares, com foco na formação humana e cristã, partindo de práticas pedagógicas lúdicas, construídas e aplicadas com participação crescente, das crianças e dos adolescentes atendidos no Centro Social. Possibilita-se por meio da arte-educação que as crianças e os adolescentes sejam incluídos socialmente e iniciem processo de descoberta socioeducativa, cultural e de participação social.

As oficinas específicas, como Musicalização, Teatro, Percussão, Aprendizagem, Esporte, Horta e Formação Humana, fomentam o desenvolvimento artístico, humano e estimulam o cuidado com a vida e a pertença ao meio. Dessa forma, são proporcionadas experiências e vivências que são compartilhadas nos grupos dos educandos, com as famílias e a comunidade, com o objetivo de fortalecer e estimular os vínculos familiares e comunitários que na maioria das vezes encontram-se em situação de fragilidade