Navegar para Cima

Notícias

Projeto sustentável é desenvolvido junto aos educandos do curso de Turismo Ecológico

18/08/2021
Projetos
A ação Botina Florida reutiliza sapatos para plantar flores no espaço aberto da unidade

A fim de valorizar o nosso espaço externo, está sendo desenvolvido o projeto Botina Floridacom a contribuição dos educandos do curso de Turismo Ecológico, do Programa Jovem Aprendiz. A ação visa reutilizar materiais e embelezar o ambiente, constituindo parte do trabalho de conclusão do curso.  

Com base nos 5s da sustentabilidade – Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seisou (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde e higiene) e Shitsuke (senso de autodisciplina) –, o projeto Botina Florida tem como objetivo desenvolver a consciência de transformação de ambientes com criatividade e baixos custos nos educandos e na comunidade. A partir de um grande volume de botas usadas para doações, surgiu a ideia de decorar o espaço externo com caminhos e paredes do flores. Com isso, Centro Social, que é comumente utilizado, irá se transformar em um local de convivência diferenciadocontribuindo para a consciência ambiental da comunidade.  

Aproveitando as horas práticas do curso de Turismo Ecológico, foram formadas equipes de trabalho, que incentivam a autonomia, o protagonismo e o sentimento de pertença nos educandos. O cronograma de atividades começa neste mês de agosto, com previsão de contar com locais modificados já em setembro. 

Para a educadora social Rosanir Lindemayero projeto Botina Florida é também uma forma de integração entre os jovens, assim como com o local. “O projeto foi desenvolvido com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Por enquanto, a atividade objetiva ressignificar o espaço, valorizar as áreas comuns e desenvolver outras ações relacionadas à horta junto da Pastoral Juvenil Marista (PJM)”, explica.