Navegar para Cima

Notícias

Educandos participam da Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

12/09/2018
Representações
Evento ocorreu no dia 15/8, na Escola Municipal Harmonia

A rede de atendimento socioassistencial da Zona Sul de Santa Cruz do Sul – território onde estamos inseridos –, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), organizou a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nossos educandos participaram da ação, que ocorreu no dia 15/8, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, e integrava as atividades da Semana da Família.

A Conferência contou com a presença de autoridades locais, como o presidente do Comdica, Flávio Guedes Ramon. Crianças, adolescentes e educadores das Escolas Harmonia e Nossa Senhora da Boa Esperança e dos projetos Crescer Sempre – Instituto Humanitas e Querubins também estavam presentes.

DSCN6999.JPG

Todo o evento foi organizado e dinamizado por adolescentes, da recepção ao cerimonial. As painelistas Joana do Prado Puglia, psicóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Suelen de Moraes, acadêmica do curso de Serviço Social da Unisc, trouxeram como tema central a Violência de Gênero.

Os adolescentes fizeram questionamentos às painelistas, buscando entender ainda mais sobre o assunto e exercendo, assim, seu papel de cidadão e protagonista de sua própria história. O educador Guilherme Gonçalves organizou uma dança coletiva e uma apresentação com seu grupo. Lucimere Escobar e Jeovana Martins, estudantes das Escolas do bairro e educandas do Centro Social Marista, realizaram o cerimonial da Conferência. Elas também participam da Comissão que está organizando a 11ª Conferência Municipal, que ocorrerá em 21/11.

DSCN7030.JPG