Navegar para Cima

Iniciativas

Recondicionar

​Criado em 2014 pelo Polo Marista de Formação Tecnológica, o projeto Recondicionar – Ecopontos Maristas incentiva a educação ambiental e a cidadania por meio do encaminhamento correto de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.

​​​Criado em 2014 pelo Polo Marista de Formação Tecnológica, o projeto Recondicionar – Ecopontos Maristas incentiva a educação ambiental e a cidadania por meio do encaminhamento correto de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Com contêineres de coleta distribuídos em diversos locais – públicos e privados –, o Polo faz o recolhimento, a separação e o encaminhamento adequado dos materiais.

O que pode ser depositado nos ecopontos maristas?
Computadores, impressoras, celulares e outros dispositivos que não são mais utilizados podem ser depositados em nossos ecopontos. Chamados de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, esses materiais geralmente caem em desuso por causa da inovação tecnológica, da rápida obsolescência, do custo de reparação, entre outros fatores.

A maior parte do material é encaminhada à reciclagem para possível retorno à indústria por meio da logística reversa, evitando a extração de recursos da natureza. O restante é recondicionado no próprio Polo, transformando-se em robôs, meta arte e novos computadores, prontos para serem utilizados novamente. O projeto Recondicionar já fez o encaminhamento correto de mais de 16 toneladas de resíduo recolhido.​