Navegar para Cima

Notícias

Linha de ônibus que passa em frente ao CMJU é inaugurada

12/06/2023
Comunidade
Cerimônia ocorreu em frente à unidade e contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo

​A comunidade do entorno do Centro Social Marista da Juventude (CMJU) está em festa. Nesta segunda-feira, 12 de junho, foi inaugurada a linha de ônibus chamada A270 – Alimentadora Cavalhada/Aracaju Escolar. A coordenadora da unidade, Ruth Dreyer, foi uma das articuladoras e organizadoras do evento, que contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, entre outras autoridades.

A inauguração ocorreu às 7h25, horário de uma das saídas do ônibus A270 no sentido bairro-terminal. O primeiro embarque já foi realizado logo na sequência da cerimônia. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, a diretora geral da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Maria Cristina Ladeira, o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, o diretor técnico da EPTC, Flavio Caldasso, e o gerente de transporte da EPTC, Flávio Tumelero, também estavam presentes.

Para Ruth, o dia 12 de junho de 2023 ficará marcado c​omo uma data histórica para a comunidade. “Foram mais de 20 anos esperando por esse momento. Garantir acessibilidade e segurança a crianças, adolescentes, jovens, colaboradores dos espaços socioeducativos e moradores da região sempre foi o nosso principal objetivo. Foi por eles que não desistimos!”, reforça.

IMG_7324.JPG

A luta para conquistar a l​​​inha de ônibus

Em março de 2021, a coordenadora Ruth, que também atua como delegada e representante do CMJU no Orçamento Participativo da Região Centro-Sul, levou para a plenária a demanda que já havia sido solicitada há mais de 20 anos: um transporte público para atender a Estrada Aracaju, onde a unidade está localizada. "Associei em Assembleia Temática o pedido acima, com o intuito de garantir acessibilidade e segurança a todos. Esse sempre foi objetivo! Estávamos acreditando que, com as mudanças de cenário, teríamos chance com a pauta”, conta.

Ruth também organizou dois abaixo-assinados com a vizinhança, comunidade educativa do CMJU e com as instituições situadas no entorno. Em coletividade, foram reunidas mais de 800 assinaturas, enviadas juntamente com os ofícios para as Secretarias competentes e entregue, em mãos, ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

IMG_7318.JPG

Em dezembro de 2022, o CMJU foi sede de uma reunião com os representantes da EPTC, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Fasc, líderes comunitários e gestores do Instituto Calábria. Nessa reunião, foram partilhadas sugestões para o itinerário do transporte e o espaço em que o veículo faria a manobra, pois esse era um dos inviabilizadores.

Em março de 2023, em reunião com a EPTC, ficou definida a viabilidade e implementação da demanda: o transporte/linha alimentadora funciona, a partir deste 12 de junho de 2023, em quatro horários de atendimento. No último dia 26, foram implementados os pontos de embarque e desembarque.

Sobre a linha

  • A270 – Alimentadora Cavalhada/Aracaju Escolar
  • Quatro viagens em dias úteis, duas por sentido
  • A linha sai do terminar da Avenida Cavalhada e vai até o terminal da Estrada Aracaju
  • Sentido bairro-terminal: 7h25 e 12h25
  • Sentido terminal-bairro: 12h05 e 17h10