Navegar para Cima

Notícias

15 anos de CMJU: live comemorativa relembra nossa história

22/10/2021
Comunidade
A live, que ocorre com transmissão pelo Youtube, reúne educadores e educandos para comemorar o aniversário da unidade

​​Hoje, às 19h, no canal do Youtube dos C​olégios e Unidades Sociais da Rede Marista, ocorre nossa live comemorativa de 15 anos, nosso espaço está localizado em Porto Alegre. O evento contará com a participação de educadores, educandos e parceiros que já passaram pela unidade. Além disso, haverá homenagens e apresentações histórias, memórias e atividades culturais. 

Como forma de celebrar nossos 15 anos de atuação no bairro Vila Nova de Porto Alegre, receberemos pessoas que fizeram parte dessa história para relatarem suas experiências, relembrarem momentos e estimarem a continuidade de um trabalho que traz mudança para a comunidade. Respeitando os protocolos de saúde, a atividade contará com homenagens por meio de vídeos, música, apresentações de educandos e partilhas dos educadores que buscam diariamente uma sociedade mais justa e fraterna. 

Para contemplar essa data, o gerente social das Unidades Sociais da Rede Marista, Ir. Luciano Barrachini, deixou uma mensagem pela data, reconhecendo a importância da atuação para a comunidade. “Ter um espaço de transformação social só faz sentido quando temos as crianças e os jovens conosco. Agradeço, enquanto instituição, por todo o trabalho que é desenvolvido na unidade. Que nós continuemos por mais 15, 20, 30 anos de história junto à comunidade”, comenta. 

Uma trajetória de transformações 

Atuamos em prol de uma formação humana e social de crianças e adolescentes, possibilitando, assim, que eles possam desenvolver seus talentos e se firmar como sujeitos de direito e capacidades no exercício de sua cidadania. A história começa em 2006, quando o então Irmão Vinícios Malfatti e o educador Silvério Cassoli sensibilizaram-se com crianças e adolescentes que ficavam em praças e/ou no entorno da Casa Marista da Juventude (Caju) em situação de vulnerabilidade. Assim, idealizaram um projeto voltado para eles. 

O foco inicial das atividades, além da formação humana, era no futebol, com base em uma metodologia esportiva. Em seguida, foram acrescentados reforço pedagógico, informática e expressão cultural. Em 2009, foi estabelecido o primeiro convênio, com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Nos anos seguintes, ocorreu a ampliação da equipe, bem como o aumento do número de atendimentos, que, em 2013, totalizava 180 crianças e adolescentes. Com a ampliação do atendimento, o espaço físico passou por remodelação, deixando de ocupar as salas da Caju. A inauguração desse prédio ocorreu em setembro de 2015. 

 
 ​