Navegar para Cima

Nossas Notícias

CAMINHO DE SOLIDARIEDADE 1: OBRAS DE ARTE FORAM TROCADAS POR VALE-GÁS NO CENTRO SOCIAL MARISTA MARIO QUINTANA

22/07/2020
Solidariedade
O projeto Arte Solidária, desenvolvido pelo Centro Social Marista Mario Quintana, trocou 74 obras de arte por tickets de vale-gás, que serão doados às nossas famílias nas próximas semanas.

​​​​​A sexta​ edição da newsletter do Social Marista também está especial. Queremos mostrar a vocês alguns caminhos de solidariedade que trilhamos nas últimas semanas. As experiências frente à pandemia têm sido enriquecedoras em muitos aspectos. A cultura da solidariedade é um deles. Sigam o caminho!

Vamos andar pela ​​primeira trilha de solidariedade?

Foram 10 dias no ar, dando novas formas, cores e vida à cultura da solidariedade. Nesse período, o projeto Arte Solidária, desenvolvido pelo Centro Social Marista Mario Quintana, trocou 79 obras de arte por tickets de vale-gás, que serão doados às nossas famílias nas próximas semanas. O valor arrecadado ultrapassou a marca de R$ 8 mil.

WhatsApp Image 2020-07-22 at 15.54.54.jpeg

Fomos além da meta que havíamos traçado no início da construção do projeto, que foi de ​8 a 17 de julho. Queríamos conseguir pelo menos o valor correspondente a 90 unidades de vale-gás, para que todas as famílias dos nossos educandos pudessem receber pelo menos um botijão. Com o valor, conseguiremos comprar mais de 100.
Para além dos números que nos motivam, há outras conquistas que merecem comemoração. Encontramos formas para reinventar o nosso trabalho neste período tão difícil que estamos vivendo e chegamos a espaços importantes na imprensa, por exemplo, como Zero Hora, Diário Gaúcho e Giro de Gravataí. Leia algumas matérias aqui:

Ação solidária e sustentável

E o que dizer dos materiais que foram reutilizados? E das histórias de vida por trás de cada quadro? Mais de 100 obras de arte foram finalizadas com o intuito de colocar o projeto no ar. Mas o início desse processo criativo havia começado antes mesmo da pandemia, nas atividades desenvolvidas com nossos educandos no Centro Social Marista Mario Quintana.

Além de reutilizar materiais como peças de brinquedos usados, embalagens, papel e papelão, peças de eletrônicos e objetos diversos, nossos educandos e educadores deixaram a sua marca em cada detalhe, com criatividade e design artístico. Tudo isso representa o nosso incentivo à promoção da sustentabilidade e da transformação social.

O projeto Arte Solidária integra o movimento da Rede Marista chamado Ação Comunidades. Criado em meio à pandemia para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social nas comunidades onde​ estamos inseridos, o Ação Comunidades já promoveu arrecadação e doação de cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, marmita, entre outras iniciativas de solidariedade. Saiba mais aqui.

Se você adquiriu, saiba ond​​e e quando pegar a obra

Só conseguimos trilhar o caminho da solidariedade graças ao apoio de inúmeros parceiros. Se você adquiriu uma obra e ainda não foi buscá-la, nós explicamos o que você deve fazer.

Todos os quadros já estão disponíveis para a retirada em nossa unidade (Rua Otávio Schemes, 212 – Bairro São Geraldo/Gravataí), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Também disponibilizamos um ponto de coleta em Porto Alegre, na Sede Marista (Rua Ir. José Otão, 11 – Bairro Bom Fim).

​Esse segundo local está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Pedimos apenas que nos sinalize caso você opte por retirar o quadro em Porto Alegre, para que possamos providenciar a transferência de Gravataí​ para lá.

Você sabe de onde surgiu essa ideia?

Você sabia que em 2016 nós realizamos um projeto chamado Leilão Social – Sonhos na Parede? A partir das obras criadas pelos educandos durante as oficinas, reutilizando materiais diversos, uma parceira do Centro Social Marista teve a ideia, e um grupo de voluntários e amigos, com experiência em outros projetos sociais, foi aprimorando o projeto até chegar no evento em si. A iniciativa tinha como objetivo mobilizar recursos para a manutenção do bom funcionamento da unidade e dar visibilidade a​o trabalho social realizado.

A primeira edição do projeto ocorreu em abril de 2016, com uma exposição de arte e um leilão dessas obras desenvolvidas no Centro Social Marista Mario Quintana. Foram expostos e leiloados 52 quadros desenvolvidos 100% com materiais reutilizados, arrecadando em uma única noite mais de R$ 7 mil.

O evento, organizado pela unidade com o apoio de muitos parceiros, contou com a presença de empresários, profissionais liberais e outras personalidades relevantes da cidade, assim como a imprensa. Como investimento para as crianças e os adolescentes da unidade, pensando sempre na melhoria do atendimento e do serviço prestado aos educandos, com o valor arrecado foram feitas diversas reformas na unidade.​