Navegar para Cima

Nossas Notícias

Cesmar busca parceiros para programa Jovem Aprendiz

22/01/2021
Parcerias
Chamado Full Stack Social, o projeto conta com a parceria do Tecnopuc e tem início em março

​​​​​Mesmo em tempos tão turbulentos, algumas áreas do mercado de trabalho seguiram crescendo e se consolidando nos últimos meses. Uma delas é a Tecnologia da Informação, o que torna o momento especialmente próspero para os negócios digitais.

Pensando nisso, o Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) lançou um curso pelo Jovem Aprendiz, programa que já é desenvolvido pela unidade desde 2006. O nome dessa nova oferta é Full Stack Social. No sentido literal, o termo em inglês significa “pilha cheia”, mas a expressão, para quem é da área, faz referência ao profissional que tem habilidades para atuar em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação.

O projeto também carrega a palavra “social” em seu nome, assegurando o compromisso com a missão marista: o curso é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente os que moram em regiões próximas da PUCRS, como Bom Jesus, Agronomia, Morro Santana e Vila Jardim.

Essa proximidade se deve ao fato de que as aulas presenciais serão desenvolvidas dentro do Tecnopuc, com professores renomados, grade curricular dinâmica e modelo colaborativo de ensino. Diferentemente dos outros cursos de Jovem Aprendiz oferecidos pela unidade, o Full Stack Social ocorrerá na universidade, e não no Cesmar (bairro Mario Quintana).

​Como a minha empresa pode ser parceira?

As aulas do curso Full Stack Social estão previstas para começar no dia 17 de maio de 2021. Com duração de 14 meses, a primeira turma (que tem 30 vagas) deve concluir os estudos em julho de 2022. Enquanto isso, porém, caso a sua empresa tenha interesse em cotizar ou colaborar de alguma forma, há duas possibilidades:

  • Você pode contribuir para a formação dos educandos: é possível compartilhar recursos, conhecimento ou experiências compatíveis com a área. Criamos uma grade curricular colaborativa, na qual profissionais do mercado podem oferecer conteúdo didático, workshops, palestras com público aberto, visitas guiadas às empresas e mentorias para os trabalhos de conclusão de curso.

  • Você pode investir em responsabilidade social: o seu negócio pode suprir cotas do Programa Jovem Aprendiz, conceder espaço publicitário, patrocinar material de apoio e/ou ter a marca presente em campanhas que vão acompanhar a evolução do projeto.

Se despertou interesse, a equipe do Cesmar está à disposição para mais informações. Basta enviar um e-mail para [email protected].

​Vantagens em ser nosso parceiro

Ao se tornar um parceiro do Full Stack Social, a sua empresa não estará somente colaborando com um projeto que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos, juntos, ajudando a diminuir a desigualdade em nosso país, dando acesso e oferecendo um mundo de possibilidades a pessoas que não teriam isso em outras condições.

Além disso, ter a possibilidade de conviver com toda a diversidade que esses jovens representam também faz com que pequenas revoluções ocorram em nosso dia a dia. Saímos das nossas bolhas para enxergar oportunidades de fazer o bem e tornar o mundo um lugar melhor e mais igual. Vincular a marca da sua empresa ao Full Stack Social fortalece o valor da responsabilidade social, característica cada vez mais valorizada em nossa sociedade.

Para o desenvolvimento desse projeto, o Cesmar contou com a parceria do Tecnopuc não só como local das aulas e infraestrutura básica de apoio. Algumas empresas que atuam no parque também serão cotizadoras dos jovens aprendizes. Voluntários estão se juntando ao projeto para ajudar como mentores, professores especiais, palestrantes, entre outras formas e frentes de trabalho.

​Sou jovem e tenho interesse em fazer o curso. Como faço para me inscrever?

O Full Stack Social é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com baixa renda familiar. Os educandos vão receber capacitação na área de desenvolvimento web e ter vínculo formal de trabalho ao longo de uma jornada de 14 meses, por meio do Programa Jovem Aprendiz. Para além do interesse em atuar nessa frente, o jovem precisa:

•                    Ter entre 16 e 22 anos.

•                    Estar estudando ou com o Ensino Médio concluído.

•                    Morar em Porto Alegre, especialmente próximo à PUCRS.

•                    Ter carteira de trabalho.

•                    Estar dispensado do serviço militar.

Ficou com interesse em se candidatar? Faça a sua pré-inscrição neste link​ . A turma tem 30 vagas, e as inscrições vão até fevereiro. Mais informações pelo WhatsApp 51 3086 2221.​