Navegar para Cima

Nossas Notícias

12º Congresso Marista de Educadores Sociais debate as Vozes da diferença

23/08/2019
Formação
Encontro reuniu cerca de 480 pessoas na PUCRS

​Na quinta-feira, 22/8, a 12ª edição do Congresso Marista de Educadores Sociais reuniu cerca de 480 pessoas no teatro do Prédio 40 da PUCRS. O evento, promovido pelas Unidades Sociais da Rede Marista em parceria com a Escola da Humanidades da Universidade, teve o tema Vozes da diferença na construção das políticas públicas, seguindo a proposta de apresentar ecos importantes para o trabalho desenvolvido na área social.

A programação contou com debates que abrangeram temas como espiritualidade, diversidade, igualdade racial e de gênero, participação e protagonismo juvenil. Estiveram presentes nomes como Lau Patron, palestrante, escritora e responsável pela campanha Avante, Leãozinho, criada para reabilitar o filho, vítima de AVC; Winnie Bueno, Iyalorixá, ativista e pesquisadora do pensamento feminista negro; e Berenice Couto, pesquisadora e professora de Serviço Social da PUCRS.

Para fechar o encontro, os educadores receberam uma carta do Gerente Social da Rede Marista, Ir. Luciano Barrachini, que está em Roma para uma formação do Instituto Marista, desejando que as vozes do congresso seguissem ecoando nos espaços de missão. Em seguida, cada unidade levou um estandarte – produzido previamente por educandos e educadores – que representava a importância de cruzar barreiras como preconceito, intolerância e fanatismo, simbolizando a troca de experiências realizadas ao longo do dia.