Navegar para Cima

Nossas Notícias

Professor/a: uma profissão que exige vocação para educar as complexidades

15/10/2021
Educação
Neste Dia do Educador, convidamos o coordenador educacional das Unidades Sociais da Rede Marista para trazer reflexões sobre essa profissão

​​​​​Neste Dia do Educador, convidamos o​​ coordenador educacional das Unidades Sociais da Rede Marista, Francisco Geovani Leite, a refletir sobre a data, reconhecendo a importância dos mais de 1200 educadores de nossas unidades e a todos os outros que atuam diariamente na transformação de vidas por meio da educação. Abaixo, o texto Professor/a: uma profissão que exige vocação para educar as complexidades.

Assim como tantas outras profissões, o/a professor/a é um profissional que, por meio de uma sólida formação acadêmica inicial, adquiriu qualificação pedagógica capaz de articular conhecimentos e experiências que o legitima no exercício continuado da docência. Porém, é no exercício diário de ensinar que esse profissional irá descobrir a sutil diferença entre ter uma profissão – o título conquistado na academia - e ser um profissional chamado a responder (vocare) com amor aos desafios cotidianos da arte de ensinar, livrando-nos reciprocamente, docentes e discentes, do mal da dor da ignorância.

Todo professor/a é chamado/a a ser um educador (educa-a-dor). Nessa perspectiva, podemos nos indagar: quais dificuldades acadêmica e social que os/as professores/as, através do exercício da docência, podem curar (cuidar)? Deixo a questão em aberto, pois ela abre para uma imensidão de possibilidades que não caberia arriscar uma única resposta. Fica aqui o exercício de reflexão, desde o lugar onde você atua como professor-educador/a.

Prezados/as professores/as-educadores/as maristas, lembrem-se sempre que com o vosso conhecimento técnico e experiência de vida, vocês esperançam e empoderam as nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos, tornando-os sujeitos e protagonistas de conhecimentos e da transformação social da própria história.

Neste dia do professor/a, concluo este breve balbuciar sobre essa linda profissão, agradecendo a todos/as os/as professores/as maristas das nossas Unidades Sociais que, chamados a serem educadores/as, possibilitam uma formação integral qualitativamente mais nobre, permeada nos valores maristas e pautada na ética, pela acolhida e solidariedade. Com admiração, carinho e respeito pelo audacioso trabalho que desenvolvem conosco, me inclino para dizer-lhes: gratidão e parabéns! 


Homenagem em Rede

​Como forma de ​agradecer o trabalho realizado por todos educadores que compõem os empreendimentos​ da Rede Marista​, foi criada a campanha A Educação nos Transborda. Para conferir ​a mensagem celebrativa, acesse este link​.