Navegar para Cima

Projetos

Presença Territorial

Nossos espaços socioeducativos são uma extensão da comunidade. São referências para além do atendimento a crianças e jovens, sendo ponte para outros serviços que envolvem defesa, proteção e garantia de direitos.

​​​​Organizações de Assistência Social e Educação são feitas de e para pessoas. Sujeitos em constante interação que se relacionam e se vinculam, por períodos mais ou menos duradouros. Um propósito é comum a todos os educadores que atuam nos espaços maristas: proporcionar e vivenciar a educação, formal e informal, e a evangelização de excelência para crianças, jovens e adultos. E isso se torna ainda mais potente porque as Unidades Sociais da Rede Marista estão inseridas dentro das comunidades em situação de vulnerabilidade social. É nesses territórios que a magia do comprometimento solidário acontece.

Nossos espaços socioeducativos são uma extensão da comunidade. São referências para além do atendimento a crianças e jovens, sendo ponte para outros serviços que envolvem defesa, proteção e garantia de direitos. Famílias dos educandos atendidos, moradores em geral, líderes comunitários e colegas de outras instituições atuam em rede, buscando melhorias para a comunidade, colaborando na emancipação, independência e empoderamento da região e das pessoas que nela habitam.

Atualmente, somos presença em uma das maiores ocupações da América Latina – a Nova Santa Marta, em Santa Maria –, e em diversos territórios da grande Porto Alegre: Rubem Berta, Vila Nova, Vila Safira Nova, Loteamento Santa Teresinha e Ilha Grande dos Marinheiros.

Passado e presente

A história recente da Rede Marista demonstra uma ação intensa na área de Assistência Social e Educação Popular do Rio Grande do Sul, com investimentos em diversos Centros e Colégios Sociais localizados na periferia das cidades, ou, então, funcionando em espaço cedido pelos demais Colégios Maristas. Essa parte da história está mais presente em nosso dia a dia. Porém, existe outro pedaço da história que é menos rememorada, mas não menos importante nem menos significativa. Foi nesse período que se estabeleceram, de forma sólida, as bases para essas ações sociais de solidariedade e moldaram a opção pelos empobrecidos, impulsionando os Irmãos Maristas a estarem inseridos dentro das comunidades.

Hoje, 75% dos prestadores de serviços socioassistenciais do Brasil realizam atividades denominadas Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que se diferenciam dos demais Serviços da Proteção Social Básica porque ofertam atividades que contemplam diferentes faixas etárias e públicos variados. Nas Unidades Sociais maristas, não é diferente. Nossos educandos são divididos em grupos etários, e o trabalho nos grupos é organizado em percursos, de forma a estimular as trocas culturais e a partilha de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e a identidade e fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.​