Navegar para Cima

Projetos

Jogos Sociais Maristas

Além de exercitar o corpo e a mente por meio do esporte, os Jogos Sociais Maristas, realizados há mais de 15 anos, têm o intuito de proporcionar um dia diferente do habitual para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

​Além de exercitar o corpo e a mente por meio do esporte, os Jogos Sociais Maristas, realizados há mais de 15 anos, têm o intuito de proporcionar um dia diferente do habitual para crianças, adolescentes, jovens e adultos. É realizado anualmente no Cesmar, unidade localizada no coração do Rubem Berta, bairro Mario Quintana, Zona Norte de Porto Alegre.

Participam do evento todas as Unidades Sociais da Rede Marista, com educandos que representam o seu espaço socioeducativo nas modalidades ofertadas. Além dos tradicionais Futebol 7 e Voleibol, nos últimos anos foram incluídos outros esportes, como Judô e Basquete.

O grande diferencial dos Jogos Sociais Maristas é o seu caráter não competitivo: ao final do evento, todos os educandos ganham medalha de participação. As unidades também levam para casa uma bola de futebol como símbolo do dia. Ninguém perde, todo mundo ganha!

As Escolas Sociais de Educação Infantil também participam do evento. Com uma programação pensada exclusivamente para os pequenos, educadores e crianças se divertem com as atrações e os brinquedos para o público infantil, além de ter uma alimentação especial.

Enquanto isso, adolescentes e adultos ocupam todos os campos do Cesmar para a realização dos jogos. Durante os intervalos, a programação se completa com música, dança e demais apresentações culturais. Os brinquedos infláveis e os lanches rápidos, como pipoca e algodão doce, ficam o dia todo disponíveis para a gurizada aproveitar.

É um evento fechado, mas sempre tem uma instituição convidada. A Fundação O Pão dos Pobres e a Escola Municipal Bárbara Maix são algumas delas. Ao todo, com o público infantil, os convidados, educadores e educandos, mais de 2 mil pessoas se reúnem nesse dia para celebrar a vida por meio do esporte.​