Navegar para Cima

Projetos

Congresso Marista de Educadores Sociais

O Congresso Marista de Educadores Sociais é um espaço de inspiração para um futuro melhor, de busca incessante por resultados positivos em contextos de vulnerabilidade social.

​​​​A história do Congresso Marista de Educadores Sociais começou em 2003. Para ser presença afetiva e efetiva junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos, esse espaço formativo nasceu com o intuito de qualificar os educadores sociais que atuam em nossas unidades.

Com olhar atento para as problemáticas sociais, com vistas ao bem comum e à promoção e defesa da vida, educadores das Unidades Sociais da Rede Marista e de instituições convidadas refletiram sobre diversos temas ao longo desse tempo. O Congresso teve uma pausa de cinco anos, de 2007 a 2011, retornando em 2012 com o tema Políticas Públicas para a Transformação.

Pensar em temáticas que instiguem e confortem é considerar o quanto se faz necessário reencantar as pessoas neste mundo extremamente desafiante – em que os espaços educativos precisam ser repensados sempre. Por isso, a construção do Congresso é feita por uma equipe interdisciplinar, com profissionais que atuam na Gerência Social e nas Unidades Sociais, com foco na qualificação do atendimento na área.

Para quem é destinado

O público principal do Congresso Marista de Educadores Sociais é formado por colaboradores que atuam nos Centros, Colégios e Escolas Sociais da Rede Marista. Porém, o evento também é aberto a estudantes universitários, professores e trabalhadores do sistema de garantia de direitos a crianças e adolescentes.

O Congresso Marista de Educadores Sociais é um espaço de inspiração para um futuro melhor, de busca incessante por resultados positivos em contextos de vulnerabilidade social. É a extensão da Casa Comum, lugar de partilha de iguais.​