Novas portas foram abertas para os jovens do Loteamento Santa Teresinha, em Porto Alegre. Em parceria com o Instituto Campus Party, o Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini inaugurou, no dia 31/3, o Laboratório de Tecnologia da Include by Campus Party. Diversas autoridades estavam presentes na cerimônia de abertura.
- É somar para ir avançando, para que a gente possa chegar em algum lugar. Por isso hoje temos aqui tantos parceiros e parceiras – reforça Ir. Miguel Antonio Orlandi, coordenador do Centro Social Marista, na cerimônia de abertura.
O novo espaço chega para promover a qualificação de adolescentes e jovens em áreas como programação, robótica, impressoras 3D e casas inteligentes, com foco na preparação e inserção no mercado de trabalho. Neste primeiro momento, três turmas, cada uma com cerca de 20 jovens, já estão sendo organizadas para dar início ao curso. Os dois monitores contratados pelo projeto são ex-educandos do Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini: Kauan Schuster e Eduardo Meira (foto abaixo). Entre os jovens que vão fazer as aulas, há também ex-educandos que já passaram pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
- Além de nos trazer esperança, o projeto Include vem nos ensinando sobre o que é informática e tecnologia e o que o mercado de trabalho está pedindo, necessitando. Muitos jovens não têm condições de ingressar ou pagar uma faculdade. Aqui, aprendemos de graça sobre o que de fato temos que saber para entrar no mercado de trabalho – diz Carlos Henrique Gouveia Fortunato, que já está na primeira turma.
A estrutura ocupa uma das salas disponíveis do prédio que foi cedido ao Centro Social Marista pela empresa Vigitec Segurança Limitada. A Pastoral Juvenil Marista (PJM) também ganhou um espaço no prédio: a nova sala foi apresentada à comunidade no mesmo dia da inauguração. Além desses dois espaços, o prédio também terá uma sala para Gastronomia e outra para Embelezamento, cursos que serão oferecidos em breve pelo Centro Social Marista.
Sobre o Include
O Include by Campus Party é um programa social que conta com parceiros para implantar ou viabilizar Laboratórios de Tecnologia em comunidades em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, serão lançados quatro laboratórios: o primeiro deles é o do Loteamento Santa Teresinha (foto abaixo).
Os outros três laboratórios se localizam nas cidades de Arroio do Meio, Dona Francisca e Restinga Seca. Ao todo, por semestre, serão ofertadas 300 vagas no Estado para crianças e jovens dessas regiões.
Desenvolvido em parceria com governos e instituições privadas, o Include tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes ao ambiente tecnológico, possibilitando o conhecimento das novas ferramentas e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho. A democratização do acesso à tecnologia é o principal objetivo do projeto.