No último dia 6/8, o Centro Social Marista Ir. Marista Antônio Bortolini celebrou a inauguração da sua sala de Educomunicação. O espaço passou por reformas, modernização e adaptações para acolher os educandos atendidos. A proposta é que o local possibilite o fazer pedagógico de crianças e adolescentes a partir de equipamentos de informática, videogames, jogos, entre outros objetos pertinentes ao novo formato de ensino-aprendizagem, marcado pelo modelo híbrido.
Imagem do novo espaço destinado aos educandos.
A celebração foi marcada pela recepção dos novos padrinhos: Kim Rieffel, diretor da PCN do Brasil Telecomunicações, Ir. Marcelo Bonhemberger, pró-reitor de Identidade Institucional da PUCRS, e o diretor do Labelo, prof. Israel Dulcimar Teixeira. A Coordenação do Centro Social Marista, os educadores, representantes da comunidade e os educandos participaram ativamente do momento. O ato inaugural de oficialização ocorreu com a abertura da sala pelo Rieffel junto de três educandos.
O projeto de transformação ocorreu por meio de parcerias com a empresa PCN do Brasil Telecomunicações, intermediada pela PUCRS e com o apoio da Família Gerdau Johannpeter. A sala foi ambientada com 10 notebooks, bancadas, mesas, lousa interativa, quadro branco, livros, projetor, iluminação e divisórias de acrílico nos espaços compartilhados, seguindo os protocolos de segurança contra à Covid-19. A partir disso, a unidade conseguiu ampliar a inclusão digital dos educandos que, muitas vezes, não têm equipamentos e nem acesso à internet. A realização das tarefas por meio de plataformas virtuais foi facilitada.