Incentivamos nossos estudantes a aprofundarem os conhecimento através de trabalhos de Iniciação Científica. Na última sexta-feira (19/10), colhemos frutos deste incentivo, nossos estudantes do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus receberam o troféu destaque do XII Salão UFRGS Jovem, com o projeto de iniciação científica “Fornos Solares de baixo custo: alternativas viáveis e sustentáveis em comunidades carentes".
A estudante do 2º Ano EM, Taizi Meireles Batista, destaca o grande incentivo que o Salão UFRGS Jovem oportuniza aos estudantes pesquisadores. “Ter passado a tarde apresentando foi um momento de grande aprendizado e também de saber que todo nosso trabalho e esforço foi reconhecido, Foi incrível esse incentivo", disse Taizi.
A estudante que participa do grupo de pesquisa Jaime Solar, salienta a importância social que essa pesquisa tem para a comunidade Timbaúva, no bairro Mario Quintana. “É uma sensação maravilhosa de estar ajudando outras pessoas com o meu projeto. Conseguir fazer ciência, lutar por uma sociedade mais igualitária e representar uma comunidade que tem suas dificuldades, mas que possui jovens incríveis e dedicados que estão em busca de mudança, nos incentiva a continuar na iniciação científica", completa a jovem pesquisadora.
Sobre Projeto Jaime Solar
O Projeto Jaime Solar faz parte da Iniciação Científica do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus, Espaço para estudar energias sustentáveis. Coordenado pelos professores de Física, Artes e História, para pesquisar e criar alternativas de utilização da energia solar, proporcionando melhorias no preparo de alimentos a baixo custo para a comunidade.
O Colégio Social
Inaugurado em 2012, o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus oferece bolsas integrais e toda estrutura necessária para uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e seguro para os estudantes e suas famílias. Unidade Social de educação básica da Rede Marista que recebe gratuitamente jovens do Ensino Médio.
Sobre o Salão UFRGS Jovem
O Salão UFRGS Jovem, evento que integra o Salão UFRGS, é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural, a qual promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposição das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional.