Navegar para Cima

Notícias

Nossos estudantes participam de palestra da EPTC

12/07/2018
Educação
Conscientização no trânsito é tema da Sequência Didática das disciplinas da Área de Ciências da Natureza

​​​​​​​Na manhã desta terça-feira, 10/7, os estudantes do 1º Ano EM do Colégio Marista Irmão Jaime Biazus participaram de uma palestra promovida pela equipe de educação para o trânsito da Empresa Pública de Trânsito e Circulação – EPTC. A palestra é parte do trab​alho que os estudantes estão fazendo na Sequência Didática sobre a conscientização e educação no trânsito.  

A professora Júlia Ramires explica que a sequência didática foi pensada para que os estudantes tenha uma melhor conscientização para o trânsito e sejam multiplicadores destas boas práticas. "Pensamos nessa temática para a sequência didática, justamente para que os estudantes tenham esse primeiro contato com a edução para o trânsito antes de se tornarem condutores e mostrar para eles que isso tudo está muito relacionado com o conteúdo aprendido em física, química e biologia", explica. 

O trabalho final dos estudantes será um vídeo de conscientização no trânsito. Ainda de acordo com a professora Júlia Ramires, "alguns dos conteúdos de sala de aula que eles poderão abordar no vídeo, por exemplo na física, eles vão poder trabalhar a veolocidade e a energia cinética; na química, as bebidas alcoólicas e suas reações; e na biologia o tempo de reação do nosso corpo", comenta a professora. 

Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte, Marcelo Antonio Hidalgo Madruga e Rodrigo Vargas de Souza, apresentaram durante a palestra as leis de trânsito, estatísticas sobre acidentes e entregaram material impresso aos estudantes. Para o agente Rodrigo, "embora se tenha na nossa sociedade de que o trânsito é formado pelos veículos, a verdade é que o trânsito é feito de pessoas, nós somos o trânsito independente de sermos condutores ou não. Então a mensagem que queremos dexar é que cada um possa fazer a sua parte e transformar o nosso transito, que hoje é tão violento, em um trânsito mais humanizado", finaliza o agente da EPTC.

No final da palestra os estudantes entregaram um presente aos agentes em agradecimento à palestra e à disponibilidade em estar nas escolas e colégios levando informação e conscientização para os jovens. 

Equipe de Educação Para o Trânsito

A Equipe representa todo efetivo dos funcionários da EPTC, desde o agente de trânsito ao pessoal da administração, sinalização, controle, entre outros tantos departamentos que estão empenhados em manter e melhorar constantemente as condições de trânsito da cidade de Porto Alegre. Atualmente compreende uma equipe qualificada especificamente para tratar as questões da educação, que tem a incumbência de planejamento, desenvolvimento e execução de programas e projetos voltados a diferentes públicos, utilizando linguagens adequadas às faixas etárias e contemplando diversos segmentos da sociedade. 

Dentre os projetos permanentes da Equipe de Educação para o Trânsito estão o Teatro de Bonecos, Contação de histórias, Esquetes, Performances, Palestras, Formação de Educadores e Ações Educativas em espaços públicos em parceria com outras Instituições afins.