Navegar para Cima

Notícias

Cidadania e direitos da mulher são temas de debate

30/03/2017
Nosso jeito de educar
Evento recebeu mães de estudantes e professoras da unidade

​Nesta última quarta-feira, 29/3, foi realizada em nossa escola a Roda de Conversa: Cidadania e Direitos da Mulher. A atividade, que ocorreu às 18h, foi ministrada pela professora e ativista do Projeto Esperança Cooesperança, Claudia Machado. O evento recebeu mães de estudantes, professores e crianças da comunidade.

A abertura foi realizada pela vereadora, professora Celita da Silva, que apresentou um breve relato de sua trajetória na vida pública enquanto mulher. Celita contou como chegou ao Magistério e a sua caminhada até se tornar vereadora. “Nós temos que pensar em uma sociedade com espaços para as mulheres. A questão da igualdade de gênero deve ser um debate permanente, especialmente nas escolas, onde entendemos que é um espaço de diálogo fundamental”, enfatizou.

Na sequência, Claudia trouxe para a reflexão a construção conceitual da percepção social sobre as mulheres. “Nos primórdios da história da humanidade os homens foram elevados a uma condição de superioridade em relação as mulheres. Muitas lutas e, a principal delas, o feminismo, busca a superação desta visão deturpada da mulher na sociedade”, observou. “É necessário avançarmos em nossas conquistas, nossos direitos. E o caminho é o empoderamento da mulher”, argumentou. Segundo ela, as mulheres, precisam se tornar independentes financeiramente. “Uma das formas está na Economia Solidária, na proposta de trabalho, de geração de renda, de sustentação financeira que remeta ao empoderamento”, completou.

​O evento, que tem como objetivo promover um canal permanente de debate sobre a mulher, encerrou a programação do mês da mulher.