Navegar para Cima

Notícias

Um novo personagem no processo de alfabetização

18/06/2018
Inovação
Robô Percival foi desenvolvido por educandos do Centro Social Marista Santa Marta

​​​​​A Escola Marista Santa Marta ganhou um novo aliado no processo de alfabetização e nas ativiades pedagógicas. Criado no final de 2017 por educandos e educadores do Centro Social Marista Santa Marta, o robô Percival, aos poucos, está sendo inserido na rotina escolar.​

Percival foi desenvolvido na disciplina de Robótica Avançada, ministrada pelo educador Michel Rodrigues, juntamente com dez educandos que participaram da criação e programação do robô. Dos materiais utilizados, apenas a carcaça, orginária de um brinquedo dos Anos 80, não foi retirado de lixo eletrônico. Com sensores, o robô se movimenta, aumentando a curiosidade das crianças.

Com sua primeira programação, o robô possuí nove histórias que são contadas a partir da interação dos estudantes com os botões em seu peito. Além das histórias, a interação de Percival vai de perguntas como "você quer ser meu amigo?" e "que time você torce?" até situações como suas músicas preferidas e frases "estou com sono!" e "minhas juntas estão precisando de um óleo!".

A ideia é que nos próximos meses, de acordo com a programação aplicada ao robô, que ele sirva como mais um instrumento de alfabetização, se adequando às atividades nas salas dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental e até mesmo na Educação Infantil. Com ajustes, ele poderá contar histórias e trazer conteúdos relacionados ao estudo de vogais e consoantes, por exemplo.