Navegar para Cima

Notícias

Carta às famílias: recesso escolar

19/05/2020
Educação
Período será antecipado para início de junho.

​Estimadas famílias e estudantes maristas,

Estamos trabalhando com muita dedicação para seguir oferecendo a educação em que acreditamos neste período de isolamento social. Essa educação mescla conhecimento acadêmico com valores alicerçados na formação humano-cristã. É um desafio que temos partilhado dia a dia com nossos educadores e com as famílias Maristas. Se por um lado a pandemia de Covid-19 nos faz acelerar a inovação que sempre perseguimos, por outro nos dá uma excepcional oportunidade de, como nunca, vivenciar os nossos valores. A audácia, o espírito de família, a presença, a simplicidade, a solidariedade, a espiritualidade e o amor ao trabalho claramente nos guiam nessa caminhada - cujo caminho se constrói caminhando. 

Nesse contexto, reconhecemos constantemente a dedicação do nosso corpo docente, que acompanha de perto todos os nossos estudantes, e das famílias, que vivenciam esse novo cotidiano junto a seus filhos. Em um cenário que muda com rapidez e constantemente, precisamos caminhar cada vez mais juntos. Nos alegramos muito ao perceber a forma acolhedora que os educadores vêm sendo recebidos, virtualmente, por alunos e familiares. Os relatos de como as atividades domiciliares estão sendo realizadas diariamente nos motiva a seguir em frente.

Aproveitamos o momento para agradecer os inúmeros retornos pautados no reconhecimento da atuação da Escola Marista Santa Marta através do compromisso diário de centenas de educadores. Igualmente, somos gratos pelos acenos transparentes e pelos diálogos francos estabelecidos com nossos profissionais. Esse coletivo de interações tem nos feito melhores, deixando ainda mais vivo o Sonho de Champagnat.  

Momento de descanso

Compreendendo o quanto estamos vivendo semanas atípicas, nos mantemos em constante diálogo com famílias, estudantes e educadores. Esse movimento nos permite avaliar que, para a maioria de nós, a adaptação às novas práticas, a intensidade das mudanças e a volatilidade do cenário nos exigiu bastante esforço. É hora de um descanso breve, mas fundamental. Por isso, após intensas escutas e buscando expressar o desejo da maior parte da nossa comunidade escolar, informamos que anteciparemos o recesso escolar, que inicialmente seria em julho, para que ocorra  na primeira semana de junho. Dessa forma, o recesso se dará a partir de 1º de junho, com retomada das atividades domiciliares no dia 8 de junho. Lembramos que ainda não temos datas para o retorno das atividades presenciais, pois dependemos de orientações de Decretos Municipais e Estaduais para o retorno das aulas.

É importante destacarmos que essa parada foi pensada de forma a garantir que não haja qualquer prejuízo no processo de ensino e aprendizagem. Ao contrário, entendemos que essa antecipação, no atual cenário, é para apoiar professores, educadores, estudantes e familiares a seguir firmes no processo educacional. É também com esse cuidado que estamos comunicando a decisão de imediato. 

Além dos momentos de descanso, a antecipação do recesso para o período de isolamento social possibilita que esses cinco dias sejam utilizados para atividades presenciais futuramente, quando nossa Escola puder abrir suas portas novamente. Também é relevante informar que, independentemente de qualquer decreto governamental que porventura seja publicado nesse meio tempo e permita o retorno gradual das aulas, manteremos essa decisão, pois entendemos que é o mais assertivo para esse momento. 

Agradecemos a compreensão e o apoio das famílias ao longo de todo esse período. Seguimos juntos, à disposição e em constante diálogo com vocês! Que Maria, nossa Boa Mãe e a quem celebramos de forma especial neste mês de maio, siga nos iluminando.

Fraternalmente,
Direção da Escola Marista Santa Marta