Navegar para Cima

Notícias

Educadores participam de Semana de Planejamento

14/02/2020
Educação
Semana abordou diversas temáticas.

​​​​​​​​​​Antes de recebermos nossos estudantes e educandos em mais um ano letivo, educadores e demais colaboradores participaram da Semana de Planejamento (Seplan). As atividades que aconteceram de 10 a 14 de fevereiro auxiliaram nas reflexões sobre o ano que se inicia e as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo desse período.

IMG_3298.JPG
Cuidado e proteção foram temas abordados pela Pastoral.

A Assistente Social, Graciele Mattos, abordou no primeiro dia as Políticas Institucionais de Proteção à Criança e ao Adolescente. O tema em questão trouxe a importância de cuidarmos do nosso estudante e educando e se preocupar não só com ele, mas com todas as questões que interferem no desenvolvimento do atendido.

IMG_3225.JPG
O cuidado com crianças e adolescentes foi abordado no Seplan.

No segundo dia de Seplan, os colaboradores foram apresentados à Fundação Gaia. Com um dos mentores do local, o Ecologista Alexandre de Freitas, os educadores puderam conhecer um pouco mais do Rincão Gaia. Localizado no município de Rio Pardo, próximo a divisa com Pantano Grande, o local implementa alternativas que levam à construção de uma sociedade mais sustentável ambiental e socialmente.

IMG_3314.JPG
Fundação Gaia e o grande exemplo de sustentabilidade

Após dois dias de planejamentos e passagens de turmas, o grupo de colaboradores foi convidado a realizar a tradicional visita pela comunidade da Nova Santa Marta. Divididos em grupos, a caminhada de cerca de uma hora contribuiu para que todos pudesse ver e sentir um pouco mais sobre a realidade em qual o Marista Santa Marta está inserido.

IMG_3479.JPG
Colaboradores visitam comunidade da Nova Santa Marta

Em diversos momentos das atividades, referências da Campanha da Fraternidade 2020 foram expostas pela Pastoral Escolar. Por meio do tema e do lema “Dom e Compromisso / Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc) 10,33-34), colaboradores puderam vivenciar e praticar alguns preceitos dessa edição da campanha. 

IMG_3218.JPG
Campanha da Fraternidade foi presença em atividades

Durante o Seplan, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Escola promoveu atividades destinadas ao bem-estar do grupo de colaboradores. Temas como a doação de sangue, com a Assistente Social do Hemocentro de Santa Maria, Andressa Baccin, e a prevenção da AIDS e das ISTS com a Assistente Social da Casa Treze de Maio, Laureana Silveira, fizeram parte das intervenções da CIPA, assim como exercícios laborais desenvolvidos pelos professores de Educação Física da Escola.

IMG_3252.JPG
Hemocentro de Santa Maria participou do Seplan

​​​