Navegar para Cima

Notícias

Escola é representada na Missão Jovem Marista

06/08/2019
Formação
Formação oportunizou experiências em cooperativas de economia solidária

​​​​​​Proporcionar envolvimento direto com a realidade social de cooperativas de economia solidária. Esse é um dos objetivos da Missão Jovem Marista (MJM) que ocorreu entre os dias 30 de julho e 2 de agosto em Porto Alegre. Ao todo, 21 jovens que integram os grupos Pastoral Juvenil Marista (PJM) na Rede Marista participaram da MJM.

Na terça-feira, 30/7, os/as participantes participaram de atividades de preparação para a imersão nas cooperativas. Para isso, se dedicaram a compreender os conceitos de missão, de experiência, de economia solidária e visitaram o Centro Social Marista Aparecida das Águas e a Comunidade de Irmãos Maristas localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, onde conversaram com o Irmão Miguel Orlandi. 

No demais dias, os/as jovens foram divididos/as em grupos para ir a cooperativas de economia solidária. Neste ano, as visitas foram na Ascat (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis), na Malharia Mãos Amigas - que atua no ramo de confecção e serigrafia e na Arte é Vida, que também opera na área de confecção com foco na produção de peças de vestuário e bolsas utilizando produtos recicláveis. Nestes espaços, os/as jovens conheceram a história, a forma de organização e auxiliaram nas tarefas de rotina. À noite ocorriam orações e partilhas para sintetizar os legados das experiências realizadas.​​

Cada participante da MJM recebeu um avental para registrar suas vivências. A simbologia remete ao termo “Igreja do Avental”, que provoca o olhar empático e a importância de se colocar a serviço do/a próximo/a. 

Para Maria Eduarda da Silva, representante da Escola no evento, foi de extrema importância participar da formação. "Ter feito a Missão Jovem Marista foi de extrema importância para mim, lá eu pude ir em centros sociais, cooperativas e em uma confecção chamada Arte é Vida, Ter passado por cada uma dessas experiências me fez repensar sobre tudo ao meu redor, me fez abrir os olhos para o mundo, olhar o próximo com um olhar de carinho e amor. Lá eu pude me entregar de corpo e alma, passando por todos os meus medos e limites, pude descobrir e me descobrir, fazer sem esperar nada em troca. Também tive momentos de espiritualidade comigo mesma e isso me ajudou muito a me reencontrar e a rever vários conceitos pelo qual eu tinha. Levarei a experiência da missão comigo para toda a minha vida. Sem dúvidas foi algo muito magnífico pelo qual jamais esquecerei.", ressaltou a animadora da PJM.
mjm2019 2-8 (87).JPG

Sobre a MJM
A Missão Jovem Marista (MJM) se propõe a ser uma experiência de fé na prática da vida com momentos de formação, de vivência da espiritualidade, de partilha e de contato direto com a realidade social. Seu objetivo é oportunizar uma experiência com grupos que estão contribuindo para a construção da Civilização do Amor através da economia solidária.​​