Navegar para Cima

Notícias

Filosofia alia conhecimentos com Tecnologias Educacionais

Método cartesiano e programação no Scratch se complementaram na disciplina
26/07/2019
Educação
Método cartesiano e programação no Scratch se complementaram na disciplina

Novas possibilidades e métodos que contribuam para o aprendizado. Na disciplina de Filosofia, o vasto conteúdo teórico foi incorporado às tecnologias educacionais para ampliar o entendimento e a compreensão das turmas dos Anos Finais.

As turmas de 9º Anos aliaram a tecnologia com a obra “Discurso do Método”, do filósofo francês René Descartes e o seu método cartesiano que se caracteriza pelo seu caráter dedutivo e baseia-se em suas quatro regras sequenciais: evidência, análise, síntese e enumeração. 

No Laboratório Maker, os estudantes aplicaram o conhecimento sobre o método de Descartes e perceberam na prática a relação entre Filosofia e Tecnologia. Com o auxílio do Professor de Robótica, Leandro Schneider, as turmas programaram no Scratch, utilizando o raciocínio lógico e comprovaram que ao aplicar as etapas sequenciais e proposições incontestáveis é possível chegar em uma conclusão ou conhecimento verdadeiro e imune ao erro. Na programação, eles deveriam, através de comandos no computador, criar um labirinto, o qual deveria ser percorrido por um personagem nas mais variadas direções.

IMG_4925.JPG 

Para a professora de Filosofia, Marcela Sokolovicz, a atividade foi de grande sucesso, pois durante o processo até os erros foram importantes. “Foi possível perceber que se os erros não fossem devidamente corrigidos, não haveria como atingir o objetivo esperado. O erro não poderia ser corrigido isoladamente, assim, eles precisaram reiniciar todo o processo de programação, tornando a aplicação do método muito eficiente”, ressalta a professora.

Os estudantes também aprovaram a proposta, já que nunca haviam imaginado juntar Filosofia e Robótica. “Às vezes não conseguimos ver as semelhanças entre as disciplinas, mas essa atividade foi um ponto positivo. Foi uma aprendizagem muito criativa, pois aliar conteúdos é um jeito de aprimorar os conhecimentos que normalmente são aprendidos em áreas diferentes”, afirmou o grupo de estudantes da Turma 191.​

IMG_4924.JPG