Navegar para Cima

Notícias

Povos do Xingu

08/05/2019
Cultura
Exposição, palestra e documentário abordaram o povo indígena

​Uma temática em comum e diversas formas de abordá-la. A interdisciplinaridade está sendo usada cada vez mais em sala de aula com o objetivo de unir áreas por um conteúdo norteador. Tendo em vista o cruzamento de conteúdos de História, Geografia e Ciências Naturais, estudantes dos 7º e 8º Anos tiveram como assunto central os povos indígenas.

​Para aprofundar o tema, a Escola recebeu a visita do repórter-fotográfico, Paulo de Araújo, e da jornalista e escritora, ​Clara Arreguy, para relatarem suas vivências com a tribo Yawalapiti, inserida no Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso​. Durante as atividades, Paulo exibiu o documentário "Xingu, um olhar de Paulo de Araújo" e a exposição fotográfica "Kuarup", enquanto Clara relatou detalhes sobre a produção de sua obra "Yawalapiti, filhos da natureza".

IMG_1069.JPG

Os materiais trouxeram entrevistas com caciques e seus filhos, histórias da aldeia, da etnia e da cultura indìgena local, a dificuldade de combater doenças levadas por homens brancos, entre outros assuntos pertinentes ao conteúdo. Os estudantes também tiveram a oportunidade de tirarem dúvidas com os convidados.

Além do conhecimento sobre o povo indígena, foi possível abordar assuntos como a defesa dos índios e da natureza, ​políticas públicas voltadas ao meio ambiente, além de questões históricas e geográficas. 

IMG_0939.JPG