Navegar para Cima

Notícias

Projeto implementa brise vegetal em parceria com a UFSM

25/10/2019
Sustentabilidade
Ação tem o apoio do grupo Mulheres na Engenharia.

​A paisagem do pátio da Escola Marista Santa Marta será modificada aos poucos. Com a parceria do projeto Unescola: Mulheres na Engenharia, da Universidade Federal de Santa Maria, estudantes iniciaram a instalação e aplicação de mudas da Brise Vegetal na parede externa da Sala de Jogos.​

A Brise Vegetal é um sistema de jardim vertical e uma de suas principais funções é o isolamento térmico. O objetivo, após o desenvolvimento das glicínias, plantas escolhidas para compor a brise, é que o sistema impeça a incidência solar para o interior do espaço. 

IMG_9994.JPG

O sistema, além de ser um método sustentável para diminuir a temperatura do ambiente, também contribui ​para a diminuição da poluição, melhorando a qualidade do ar, decora o ambiente externo, ​além de trazer a beleza e o verde às construções que antes eram apenas de concreto e aproximar nossos estudantes do contato com a natureza.

Antes da prática, os estudantes dos 6º Anos ouviram atentamente às explicações da engenheira civil e uma das participantes do Mulheres na Engenharia, Thaís Vogel, que explicou o funcionamento da brise vegetal, suas aplicações e benefícios. O assunto foi ao encontro de temas abordados na disciplina de Ciências, como solo e clima. 

IMG_9984.JPG