Navegar para Cima

Notícias

Protagonismo Social incentiva estudantes no desenvolvimento de ações sociais

17/12/2019
Educação
Disciplina movimentou estudantes dos Anos Finais durante o ano letivo.

O protagonismo ​de crianças e adolescentes é um tema em constante construção ​​na educação. Na Escola Marista Santa Marta, as turmas dos Anos Finais são incentivadas a elaborarem e executarem ações que contribuam não só com a instituição, mas também com a comunidade em que estão inseridos.

​Durante o terceiro trimestre ações oportunizaram estudantes no desenvolvimento de atividades com o foco na conscientização ecológica e solidariedade. As turmas de 6º Anos realizaram o projeto "Tampinhas Solidárias" que visou arrecadar tampas de garrafas plásticas a serem doadas para a Associação Santa-mariense Paradesportiva (Assampar). Entregue a o atleta paralímpico e presidente da Assampar, Denilson Souza, as tampinhas serão transformadas em cadeiras de rodas para a prática esportiva, oportunizando que mais pessoas tenham contato com o esporte.

IMG_2052.JPG
Denilson Souza recebe doações de estudantes

Outra ação com o viés ecológico foi a "Menos plástico, mais vida planetária"​. A campanha também realizada pelos 6º Anos recolheu plásticos e seus derivados e repassou para a Associação de Selecionadores de Material Reciclável (Asmar), entidade que transforma o material seco em novos produtos, gerando renda para cerca de 14 famílias de Santa Maria.

E não foi apenas a questão ambiental que recebeu a atenção das turmas. Com a ação "Protagonizando alegrias", estudantes dos 7º Anos recolheram brinquedos e entregaram a cerca de 80 crianças do berçário ao maternal da Associação Espírita Francisco Spinelli.

protagonismo-socil.jpeg
Materiais recicláveis destinados para a Asmar

- Quando eu desafio eles para esses trabalhos tento desenvolver o espirito de cooperação, a liderança e a autonimia de cada um, além de fazer que percebam que eles são capazes de transformar o meio em que estão inseridos, sempre levando em consideração as necessidades da comunidade. Fico feliz quando escuto de estudantes "Como é bom fazer os outros felizes", quando mexemos nos sentimentos das pessoas. Não adianta só a teoria, temos que transformá-la em desejo. - ressalta a professora de Protagonismo Social, Eleana Caetano.

Além das atividades do terceiro trimestre, diversas outras mobilizaram os Anos Finais durante o ano letivo como a arrecadação de livros e roupas para doações, o trabalho de empoderamento da mulher com o Grupo de Mães e a mobilização para confecção de carteira de trabalho, currículos e a inserção dos jovens no mercado de trabalho.