Navegar para Cima

Nossas Notícias

Coração Solidário Marista: conheça esse movimento das Unidades Sociais

05/11/2020
Solidariedade
Adolescentes e jovens dão vida ao projeto desde 2014

Já apresentamos o Programa Jovem Aprendiz desenvolvido no Polo Marista de Formação Tecnológica (leia o artigo aqui). Agora, queremos mostrar a vocês outro projeto promovido pelas Unidades Sociais da Rede Marista: é o Coração Solidário Marista. Já ouviu falar?​

Desde 2014, como resposta aos apelos do XXI Capítulo Geral, criamos um grupo de trabalho com a finalidade de proporcionar o resgate da cidadania, o fortalecimento do protagonismo e a inserção do trabalho social por meio de ações socioeducativas, seguindo uma proposta baseada na educação popular. Atendemos ao chamado para sermos “peritos na evangelização de meninas, meninos e jovens e na defesa de seus direitos". Esse grupo, hoje, é chamado Coração Solidário Marista e se desdobra em nossos espaços 13 socioeducativos – nossas três Escolas Sociais de Educação Infantil não participam em função da faixa etária.

Desde então, há sete anos, realizamos o Encontro Coração Solidário Marista no dia 28 de outubro, data muito significativa para nós, maristas. Nesse dia, em 1816, Marcelino Champagnat passou por um momento que o despertou para a criação do Instituto Marista: o encontro com Jean-Basptiste Montagne, de 16 anos. Vale a pena ler a história completa aqui.

Em 2020, mesmo em meio à pandemia, fizemos o nosso encontro (virtual). No último dia 28, pelo Google Meets e com streaming pelo canal do YouTube da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), nossos jovens participaram da sétima edição do evento, que teve como tema Caminhos de Solidariedade: como ficam os direitos das crianças, adolescentes e jovens na pandemia?

Na mesma oportunidade, ocorreu mais uma edição do também tradicional Café com Direitos, organizado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH/Avesol). Você pode assistir ao evento completo aqui.

 

Sobre o encontro de 2020

Os dois eventos em um só foram pensados em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao Dia da Criança e pelo já comentado encontro de Champagnat com o jovem Montagne. Dessa forma, o CRDH/Avesol uniu em uma única programação reflexões sobre os direitos da criança e do adolescente.

Ir. José Bittencourt da Silva, diretor e coordenador da Escola e do Centro Social Marista Santa Marta, em Santa Maria, falou sobre como manter o nosso coração solidário em tempos de coronavírus. E Marina Pombo, psicanalista, psicóloga, especialista em saúde da criança com transversalidade em violência e vulnerabilidade, trouxe para o debate reflexões importantes sobre os 30 anos do ECA, a prevenção às violências e a ansiedade na pandemia.

Cada unidade se organizou para participar do encontro à sua maneira, com o jeito marista de ser, enviando aos integrantes do grupo guloseimas e textos preparatórios. Algumas organizaram um espaço na própria unidade para receber os jovens, principalmente àqueles que não têm internet em casa. Outros educandos, no entanto, acompanharam o evento de sua própria casa.

O Coração Solidário Marista é a reafirmação na nossa opção pelos mais empobrecidos. Em meio a uma mudança de época e, ao mesmo tempo, diante de um cenário de desigualdade social e emergência sanitária, seguimos caminhando ao lado dos mais vulneráveis. Como aponta o documento Caminhos da Solidariedade Marista nas Américas, “comprometendo-nos em trabalhar para a superação das desigualdades sociais, a erradicação da pobreza e a construção da justiça e da paz".

Histórico das temáticas trabalhadas no Encontro Coração Solidário Marista:

  • 2014 – E se a única regra do mundo fosse o amor?

  • 2015 – Solidariedade só é possível se você acreditar e realizar

  • 2016 – Navegue na solidariedade, mergulhe no melhor da vida

  • 2017 – Que mundo temos e que mundo queremos?

  • 2018 – Paz e solidariedade

  • 2019 – Solidariedade e participação social

  • 2020 – Caminhos de Solidariedade: como ficam os direitos das crianças, adolescentes e jovens na pandemia?​